Normas de Publicação

1. Normas para Envio de Resumos:

Os resumos a serem submetidos devem ser enquadrados em uma das áreas temáticas a seguir:

 

Área 1 - Ciências Humanas;

Antropologia; Arqueologia; Ciência Política; Educação; Ensino e Formação de Professores; Filosofia; Geografia; História; Psicologia; Sociologia.

Área 2 - Linguística, Letras e Artes;

Artes/Artes Plásticas; Artes/Dança; Artes/Música; Artes/Teatro; Letras; Linguística.

Área 3 - Ciências Sociais Aplicadas;

Administração; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Informação; Comunicação; Demografia;

Desenho Industrial; Direito; Economia; Planejamento Urbano e Regional; Serviço Social;

Turismo

Área 4 - Ciências Exatas e da Terra;

Astronomia; Ciência da Computação; Física; Geociências; Matemática; Oceanografia;

Probabilidade e Estatística; Química.

Área 5 - Engenharias;

Engenharia Aeroespacial; Engenharia Biomédica; Engenharia Civil; Engenharia de Materiais E Metalúrgica; Engenharia de Minas; Engenharia de Produção; Engenharia de Transportes;

Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Naval E Oceânica; Engenharia Nuclear; Engenharia Química; Engenharia Sanitária.

Área 6 - Ciências Biológicas;

Biofísica; Biologia Geral; Bioquímica; Botânica; Ecologia; Farmacologia; Fisiologia; Genética; Imunologia; Microbiologia; Morfologia; Parasitologia; Zoologia.

Área 7 - Ciências Agrárias

Agronomia/Agrometeorologia; Agronomia/Ciência do Solo; Agronomia/Extensão Rural; Agronomia/Fitossanidade; Agronomia/Fitotecnia; Agronomia/Floricultura, Parques e Jardins; Ciência e Tecnologia de Alimentos/Ciência de Alimentos; Ciência e Tecnologia de Alimentos/Engenharia de Alimentos; Ciência e Tecnologia de Alimentos/Tecnologia de Alimentos; Engenharia Agrícola; Medicina Veterinária/Clinica e Cirurgia Animal; Medicina Veterinária/Inspeção de Produtos de Origem Animal; Medicina Veterinária/ Medicina Veterinária Preventiva; Medicina Veterinária/Patologia Animal; Medicina Veterinária/Reprodução Animal; Recursos Florestais e Engenharia Florestal; Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca; Zootecnia/Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia; Zootecnia/Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos; Zootecnia/Nutrição e Alimentação Animal; Zootecnia/Pastagem e Forragicultura; Zootecnia/Produção Animal.

 

Área 8 - Ciências da Saúde

Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Fonoaudiologia; Medicina; Nutrição; Odontologia; Saúde Coletiva.

 

2.  Submissão e Apresentação De Trabalhos

Os resumos terão no máximo 5 autores, incluindo o professor/técnico orientador. O autor principal deve submeter o resumo em uma das áreas temáticas. Apenas um dos autores deve enviar o resumo, sendo somente um trabalho por autor principal

 

2.1 Formatação e preparação do resumo:

a) Poderão ser enviados resumos com mínimo de 250 e máximo de 400 palavras.

b) O resumo deverá ser escrito em parágrafo único, dentro da caixa de texto especificada no formulário online.

c) No espaço especificado, devem-se indicar de três a cinco palavras-chave.

d) O título deve estar em letras maiúsculas, negrito e centralizado.

e) O resumo deverá ser formatado com parágrafo justificado e espaçamento simples.

f ) O autor deverá fornecer as seguintes informações: Instituição de origem, Instituição financiadora (se houver), Curso e e-mail dos autores e professor/técnico orientador.

OBS.: Não serão aceitos resumos fora das normas estabelecidas.

 

2.2 Normas para apresentação de trabalhos:

Os resumos submetidos poderão ser apresentados na modalidade pôster, conforme orientações a seguir:

a) O pôster deve ter as seguintes dimensões:

  • largura 90cm e altura mínima 1,00m e máxima 1,20m.

b) Deverá constar no pôster:

  • título idêntico ao do resumo aceito, que deve ser destacado em negrito;
  • nomes e instituições do orientador, do autor e dos coautores;
  • instituição de fomento, se houver.

c) O pôster deverá ser claro e autoexplicativo.

  • Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis.
  • O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros. Sugere-se para o texto utilizar fonte tamanho 24, no mínimo; para o título fonte 54; e para os nomes dos autores e instituição de origem fonte 44.

d) Quanto à estrutura:

O pôster deverá ser elaborado de acordo com a sequência a seguir:

  1. Título;
  2. Introdução;
  3. Justificativa;
  4. Objetivos;
  5. Metodologia;
  6. Resultados e discussão;
  7. Considerações finais;
  8. Referências bibliográficas.
  9. Instituição de fomento (se houver)

Destaca-se que as informações, a elaboração e impressão do pôster são de responsabilidade do proponente.

O modelo do pôster está disponível no site do evento.

 

2.3 Avaliação de trabalhos

Os resumos serão avaliados pelos membros do Comitê de Avaliação da Jornada Acadêmica da Ufopa.

Os critérios para avaliação dos resumos, de acordo com a temática, são os seguintes:

  1. Originalidade e relevância social/acadêmica do tema;
  2. Apresentação consistente e delimitação adequada da situação problema;
  3. Clareza e exequibilidade dos objetivos;
  4. Metodologia e referências adequadas aos objetivos;
  5. Apresentação de resultados/considerações finais;
  6. Redação (coerência, coesão e ortografia).

Seguindo os critérios anteriores, cada item será avaliado com uma pontuação de 1 a 5, totalizando 30 pontos, sendo desclassificados os resumos que apresentarem pontuação abaixo de 15 pontos.

Serão aprovados até 400 trabalhos, considerando os critérios de avaliação, o quantitativo mínimo de pontuação (igual ou acima de 15 pontos) e a ordem de classificação.

A Comissão não emitirá parecer, bem como justificativa, sobre a não seleção de trabalhos inscritos, uma vez que tal fato não caracteriza demérito para o trabalho.

 

2.4 Informações sobre a  apresentação de trabalhos na modalidade pôster:

Apresentação de trabalhos será realizada em local a ser definido e divulgado no site pela Comissão Organizadora da Jornada Acadêmica da Ufopa.

No dia destinado à apresentação de trabalhos, o autor deverá fixar o seu pôster a partir do horário definido pela comissão. Cada apresentação terá a duração de 1 hora e 30 minutos. A relação com os nomes dos trabalhos e horários de apresentação será previamente divulgada pela Comissão Organizadora do evento.

Durante a apresentação é necessária a presença de no mínimo um dos autores junto ao pôster para atender o público interessado e fazer sua integração com demais autores da sessão, sendo vedada a apresentação simultânea de dois ou mais pôsters pela mesma pessoa.

O pôster deverá ser retirado imediatamente após o término da sessão.

 

3. Sobre a certificação

            Será disponibilizado somente um (1) certificado para cada trabalho apresentado, contendo o nome do orientador, autor e coautores. O certificado estará disponível na página: http://www.ufopa.edu.br/certificados/, a partir de um mês após a realização da Jornada. Apenas o autor que submeteu o trabalho terá acesso ao certificado, por meio da inserção do CPF cadastrado no evento, devendo repassá-lo aos outros autores do trabalho apresentado.

           

Outras observações

             A submissão de resumos implicará ciência e tácita aceitação das condições estabelecidas neste documento de orientação, das quais os autores não poderão alegar desconhecimento. Os casos omissos e eventuais dúvidas referentes a estas orientações serão resolvidas e esclarecidas pela Comissão Organizadora.