A UFOPA

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi criada em 2009, a partir da incorporação do Campus de Santarém da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Unidade Descentralizada Tapajós da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). É a primeira instituição federal de ensino superior na região Oeste do Pará. Além de manter suas atividades na sede, em Santarém, atua também na formação superior nos municípios de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.

A proposta acadêmica da Ufopa é pautada pela flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação em ciclos, constituídos de um sistema integrado de educação continuada.

Atualmente, organiza-se em institutos temáticos e em um Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), destinados a produzir ensino, pesquisa e extensão com forte apelo amazônico. Organizados em programas, os institutos são responsáveis pela oferta de 31 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.