Ultima atualização em 10 de Novembro de 2020 às 17:03
O Ciclo de Palestras é uma ação do projeto de extensão Atualização de Conteúdos de Matemática da Educação Básica em parceria com o LAPMAT.
Será apresentada a trajetória de pesquisa realizada para analisar a aplicação de um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP), um dispositivo didático que pode ser utilizado como metodologia para o ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos nas licenciaturas em Matemática, como também pode atuar na formação inicial e continuada do professor de matemática. Em nossa análise utilizamos a noção de Contrato Didático (CD) de Guy Brousseau e o Ciclo de Solução de Problemas (CSP) abordado pela Psicologia Cognitiva, identificando a evolução dos passos e os possíveis insights. O PEP foi aplicado tomando por base o conteúdo de função, um importante conteúdo da Educação Básica e da Educação Superior, observando também a sua influência na formação do professor de matemática.
Transmissão pelo canal Matemática e Formação de Professores (YouTube).
Haverá certificação para os participantes.
Organização: Profa Dra Angélica Francisca de Araújo