Ultima atualização em 9 de Outubro de 2020 às 11:11
O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental – GEPEEA irá ofertar aos gestores (as), Professores (as), coordenadores (as) e pedagogos (as) dos municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Itaituba, gratuitamente, o minicurso com a temática a importância da práxis de educação ambiental no ambiente escolar, no sentido de incentivar o desenvolvimento desta educação nas escolas e buscar sensibilizar e conscientizar toda comunidade escolar para melhoria do meio ambiente, como ditam as leis brasileira que asseguram o desenvolvimento da educação ambiental no ambiente escolar.
Em breve serão abertas 15 (quinze) vagas para cada município (Santarém, Mojuí dos Campos e Itaituba), o canal das inscrições e plataforma onde serão realizadas as atividades serão disponibilizadas em breve pelo GEPEEA aos secretários de educação de cada município.
O minicurso será nos dias 9, 10 e 11 de novembro do corrente ano, com início às 14:30 h às 17:30 h. A programação consta de aulas expositivas e reflexivas.
O GEPEEA é um grupo interdisciplinar, cadastrado ao Instituto de Ciências da Educação (ICED), no Curso de Geografia, mas envolve professores e alunos dos Institutos ICED, CFI, IBEF e ICTA, da UFOPA.
CONTEÚDOS A SEREM ABORDADOS
1. Conceitos de meio ambiente e sua importância na atualidade
2. Conceitos de educação ambiental
3. Surgimento da educação ambiental (Internacional e Nacional) e sua importância
4. Leis (nacional/estadual/municipal) que asseguram o desenvolvimento da educação ambiental em caráter forma, não-formal e informal
5. A importância do desenvolvimento da educação ambiental nas escolas
6. A educação ambiental na formação de professores (Art. 11, da Lei 9795/1999
7. O Projeto Político Pedagógico (PPP) e a implementação da educação ambiental
8. A educação ambiental no processo interdisciplinar
9. Diferentes práxis de educação ambiental nas escolas
10. Educação ambiental e a sustentabilidade
11. O desenvolvimento de educação ambiental nas escolas frente à COVID-19