UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Sociedade

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 14 de Dezembro de 2018 às 19:18

Diretor do ICS participa de evento sobre a Interdisciplinaridade, sustentabilidade e Desenvolvimento

14 de Dezembro de 2018 às 18:48

O "II Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade, sustentabilidade e Desenvolvimento: crítica e atualização do debate na produção do conhecimento na Amazônia" foi promovido pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia – NAEA / UFPA, no período de 5 a 7 dezembro de 2018.

O Professor e Dr. Jarsen Guimarães (Diretor do ICS/UFOPA), participando da Mesa Redonda Outros temas para a Amazônia: Segurança, defesa, geopolítica e condição fronteiriça, juntamente com os professores Dr. Cléber Franklin Batalha (UFRR), Dr. Durbens Nascimento (NAEA/UFPA), Dr. Humberto Lourenção (AFA) e Dr. Paulo Gustavo (Unifap).

No evento foi discutido, entre outros temas, a questão da produção do conhecimento na Amazônia e teve a participação de diversos profissionais palestrando e participando de mesas redondas.

Em uma dessas mesas foi debatido o tema segurança, defesa, geopolítica e condição fronteiriça, no qual foram apresentados trabalhos sobre a questão da Guiana Francesa, sobre os problemas da Venezuela e a questão da migração de venezuelanos para o Brasil e outros países, além da segurança nas áreas de fronteira do Brasil e da Amazônia e a questão da criminalidade no Pará e em Santarém, sendo esse último tema apresentado pelo diretor do ICS, o professor Jarsen Guimarães.

O professor Jarsen apresentou os avanços nos estudos feitos pelo Observatório Criminal do Tapajós - OBCRIT e terminou a sua apresentação retratando que as pesquisas no OBCRIT ganharam outra dimensão, principalmente com a inclusão de novos pesquisadores, e que os estudos estão sendo ampliados para a área do Desenvolvimento econômico, social, territorial e ambiental da Amazônia. O OBCRIT será uma janela do novo observatório, o ODESTA - Observatório de desenvolvimento econômico, social, territorial e ambiental da Amazônia, finalizou o professor.

Foto retirada na abertura do evento, no Auditório Zoobotânico Museu Emílio Goeldi. Os Professores Dr. Jarsen Guimarães (UFOPA), Dr. Durbens Nascimento (Diretor do NAEA) e Dr. Ênnio Candotti (UFES e SBPC e Diretor do Museu da Amazônia)