Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Sociedade

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 16 de Janeiro de 2024 às 14:42

Antropologia

 

/media/file/site/ics/imagens/2023/f4e26fdb832c22ec656443b8e09c8c44_2DPRrNr.png

O Bacharelado em Antropologia da UFOPA objetiva preparar o(a) discente para as diversas frentes de atuação profissional como antropólogo(a), conferindo-lhe competências e habilidades gerais e específicas de caráter teórico-conceitual e de caráter metodológico-instrumental, bem como preceitos éticos para o exercício da profissão. Assim, visa não só a desenvolver habilidades de raciocínio analítico, sintético, interpretativo, especulativo e sistemático, mas também a articulá-las com questões de interesse político, social e cultural no exercício prático do ofício de antropólogo(a).
 
Assentado em perspectivas teóricas variadas e voltado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e de preparação para um mercado de trabalho que exige sólida capacidade reflexiva e prática, sobretudo para intervenção em realidades específicas das sociedades amazônicas, o curso assume missão inovadora na UFOPA e pretende formar cidadãos(ãs) e profissionais sensíveis e habilitados(as) para atuar nos contextos local, regional, nacional e transnacional, tendo sempre em vista o princípio do respeito e da valorização da diversidade das populações humanas.
 
Nesse sentido, o Bacharelado em Antropologia faz um grande investimento na capacitação dos(as) discentes para a pesquisa teórica e aplicada, através de diferentes disciplinas metodológicas, da iniciação em pesquisas científicas e da realização de trabalhos de campo.
 
A formação em áreas de domínio específico abrange teorias antropológicas clássicas e contemporâneas, bem como as contribuições mais relevantes da produção brasileira nessa área de conhecimento. A formação metodológica envolve o aprendizado de métodos e técnicas de pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, bem como experiências de treinamento em campo.
 
Numa perspectiva interdisciplinar, o curso propicia ainda uma formação humanística mais ampla, em que o(a) discente entra em contato com áreas afins, tais quais Sociologia, História, Economia e Arqueologia, e tem a oportunidade de interlocução com subáreas conexas das Ciências Sociais, além de transitar por outras áreas de conhecimento dentro e fora do Instituto de Ciências da Sociedade.
 
INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO
Denominação do Curso: Bacharelado em Antropologia
Turno de funcionamento: Integral
Carga horária total: 2.560 horas
Duração do curso: 8 semestres (tempo mínimo)
Modalidade: Presencial
Regime de Matrícula: Semestral
 
COORDENAÇÃO
Coordenadora: Dra. Luciana Barroso Costa França
Portaria n.33/2022 - Reitoria
Vice-Coordenadora: Dra. Luciana Gonçalves de Carvalho
Portaria n. 4/2022 – ICS
 
TÉCNICO DO CURSO:
Evandro J. B. Lopes Filho
Assistente em Administração
 
ATENDIMENTO
Local/contato: Unidade Tapajós – Rua Vera Paz, s/nº, Sala 317E – BMT1
CEP 68035-110, Bairro do Salé, Santarém – Pará – Brasil
E-mail da coordenação: antropologia.ics@ufopa.edu.br
Horário de atendimento ao público: de terça a sexta, das 14h às 17h30
 
DOCENTES DO CURSO
 
LABORATÓRIOS
 
SAIBA MAIS
 
 
DOCUMENTOS DO CURSO
REDES SOCIAIS