Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Sociedade

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 17 de Março de 2023 às 14:54

LEPE-ODESTA

/media/file/site/ics/imagens/2023/88711f9ba07145cffe5ab5af4fa58b7a.png

LEPE-ODESTA

Laboratório Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão do Observatório de Desenvolvimento Econômico, Social, Territorial e Ambiental da Amazôn

 

Histórico

O Laboratório Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão do Observatório de Desenvolvimento Econômico, Social, Territorial e Ambiental (LEPE-ODESTA) foi criado e coordenado, incialmente, pelo prof. Jarsen Luis Castro Guimarães nos anos de 2012 e 2013, sob o nome de ‘Observatório Criminal do Tapajós’ (OBCRIT) vinculado ao projeto de pesquisa CAPES (2013-2017) intitulado “Rede Brasil-Amazônica de Gestão Estratégica em Defesa, Segurança e Desenvolvimento” liderado Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA), tendo a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a Ufopa como Instituições de Ensino Superior (IES) integrantes.

A partir de 2014, a coordenação do OBCRIT ficou a cargo do prof. Abner Vilhena de Carvalho e do prof. Jarsen Luis Castro Guimarães, na vice-coordenação. No ano de 2015, foi certificado pela Diretoria de Pesquisa da PROPPIT/Ufopa, o grupo de pesquisa que vinculava as atividades de pesquisas e extensão desenvolvidas no OBCRIT, na área de conhecimento das ciências sociais aplicadas, na área de avaliação interdisciplinar. Naquele ano, o observatório passou ao patamar de Laboratório Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão: Crescimento, Desenvolvimento, Criminalidade, Estado, Políticas Públicas e Geotecnologias do Observatório Criminal do Tapajós (OBCRIT), cadastrado na Pró-reitora de Ensino (PROEN/UFOPA).

A partir do ano de 2016, o laboratório teve sua aprovação junto ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), tendo o profº Abner Vilhena de Carvalho como coordenador (Portarias N° 40/2016-ICS/Ufopa e N° 03/2017-ICS/Ufopa). Meados de 2017, o Laboratório passou a ser coordenado pelo prof. Tarcísio da Costa Lobato (Portaria N° 35 ICS/Ufopa). Em 2018, o profº Enio Erasmo de Oliveira Ramalho assumiu a coordenação do Laboratório (Portaria N° 11 ICS/Ufopa). No ano de 2019, os professores Abner Vilhena de Carvalho e Enio Erasmo de Oliveira Ramalho, foram designados coordenador e vice-coordenador (Portaria N° 12 ICS/Ufopa) do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão: Crescimento, Desenvolvimento, Criminalidade, Estado, Políticas Públicas e Geotecnologias do OBCRIT.

Como parte da política de atualização dos Laboratórios, no ano 2020, realizou-se a atualização e certificação, por parte da Diretoria de Pesquisa (DPE/PROPPIT) da Ufopa, no Grupo de Pesquisa, no qual vincula-se o atual Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão do Observatório de Desenvolvimento Econômico, Social, Territorial e Ambiental (LEPE-ODESTA)”.

 

Grupo de Pesquisa e Área/Linhas de atuação

 

O Grupo de pesquisa atualizado no diretório dos grupos de pesquisas no Brasil do CNPQ (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/189098) e certificado pela DPE/PROPPIT/Ufopa, conforme lista dos grupos de pesquisa da Ufopa (https://sigaa.ufopa.edu.br/sigaa/public/pesquisa/consulta_bases.jsf) intitula-se “Economia, Desenvolvimento, Criminalidade, Estado, Políticas Públicas e Geotecnologias”, constando na área predominante das Ciências Sociais Aplicadas/Economia, sendo a DPE/PROPPIT da Ufopa a instituição responsável pela certificação.

O grupo de pesquisa reúne pesquisadores e estudantes de diversos cursos de graduação (ciências econômicas, gestão pública e desenvolvimento regional e direito) e da pós graduação (mestrado em ciências da sociedade – PPGCS) do Instituto de Ciências da Sociedade, a além da participação de técnicos administrativos, com especialização/mestrado e de colaboradores eventuais de outros institutos da Universidade Federal do Oeste do Pará.

O grupo de pesquisa está distribuído nas seguintes linhas de pesquisa: i) Crescimento Econômico, Desenvolvimento Socioeconômico e Meio Ambiente; ii) Economia e Desenvolvimento Urbano e Regional; iii) Economia, Desenvolvimento, Modelagem e Geotecnologias; iv) Estado, Sociedade e Políticas Públicas e Desenvolvimento e; v) Tópicos especiais em Desenvolvimento.

Os estudos e trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos no LEPE-ODESTA são produzidos dentro das linhas de pesquisa que norteiam a grande área das ciências sociais aplicadas, observando-se a questão do desenvolvimento regional atrelado às políticas públicas de âmbito regional e nacional, abordando as questões com respaldo teórico e suporte analítico com uso de instrumental quantitativo e qualitativo.

 

Coordenação:

Prof. Dr. Abner Vilhena de Carvalho
Coordenador do LEPE-ODESTA

PORTARIA Nº 13 / 2023 – ICS/Ufopa

 

Vice Coordenação

Prof. Me. Ênio Erasmo de Oliveira Ramalho

 

Membros Permanentes

Prof. Dr. Jarsen Luis Castro Guimarães

Prof. Dr. Tarcísio da Costa Lobato

 

Membros Colaboradores

Prof. Dr. Rodolfo Maduro Almeida

Prof. Me. Jhonata da Silva Pereira

 

Local / Contato:

Unidade Tapajós, BMT I, 2º andar, Sala 323B.
Telefone: (93) 99138-2739 / (91) 98186-0100

 

Horário de Funcionamento:

De segunda a sexta das 08:00 h às 12:00 h e das 14:00h às 18:00h.