UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de engenharia e geociências

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 6 de Julho de 2023 às 18:50

Discentes do IEG disputam competição nacional de inovação tecnológica

O grupo vai apresentar o protótipo de um equipamento com tecnologia assistiva para deficientes visuais

Os estudantes Erik Breno Branches Caldeira, Jucielle de Jesus Canto, Moisés Willian Albuquerque Campos e Maike dos Santos Cavalcante, dos cursos de Ciência e Tecnologia e de Ciências da Computação do IEG/UFOPA, se preparam para participar da Biochallenge Brasil, que acontece no dia 25 de agosto próximo, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. Na ocasião, o grupo, intitulado BioTech, vai apresentar o protótipo de um equipamento com tecnologia assistiva para deficientes visuais, resultante de projeto de pesquisa desenvolvido pelos discentes, com apoio do professor Josecley Fialho Góes, da área de programação.

A discente Jucielle de Jesus Canto explica que o protótipo apresentado irá auxiliar uma pessoa com deficiência visual. “Fizemos uma pesquisa de campo, onde conversamos com deficientes visuais que nos relataram os principais desafios enfrentados no dia-a-dia. O protótipo foi pensado em ajudá-los e terá várias funcionalidades importantes, sendo uma delas, as coordenadas por comando de voz, dando ao usuário maior independência de locomoção”, disse.

Jucielle acrescenta que a BioTech é a única equipe da Região Norte que está participando da competição. “Estamos tendo suporte do Inatel com mentorias, orientações através da plataforma Discord e estamos tendo principalmente o apoio do professor Josecley Fialho Góes, que é o nosso orientador e responsável pelo Laboratório de Modelagem Computacional da Ufopa, local onde estamos realizando o projeto”, destaca.

A Biochallenge Brasil é a primeira competição nacional de engenharia biomédica e vem acontecendo desde o dia 31 de maio, indo até 25 de agosto. Promovido pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel -, o evento visa integrar estudantes de tecnologia e saúde, estimulando-os, por meio de uma competição, a desenvolver soluções para problemas da saúde, com apoio de grandes empresas interessadas em conhecer e desenvolver comercialmente os produtos criados pelos competidores.

A edição deste ano acontece nas modalidades online, híbrida e presencial, com desafios a serem resolvidos pelos participantes, usando a tecnologia para aprimorar tecnicas e equipamentos usados na engenharia biomédica. As equipes vencedoras receberão troféus e premiações ofertadas pelas empresas participantes, assim como as instituições representadas.

/media/file/site/ieg/imagens/2023/d170c5f4bc541fec0aa55bb408337ec8.JPG

O grupo BioTech é formado pelos discentes (da esquerda para a direita) Maike Cavalcante, Jucielle Canto, Erik Caldeira e Moisés Albuquerque. Foto: Divulgação