UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de engenharia e geociências

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 30 de Maio de 2023 às 15:49

Discentes e professores do IEG desenvolvem ação de aproveitamento dos resíduos da mandioca

Iniciada em dezembro de 2022 com previsão de término em novembro deste ano, estudantes e professores do Curso de Ciência e Tecnologia do IEG/Ufopa, desenvolvem estudos com o objetivo de fazer o aproveitamento sustentável dos resíduos gerados pela produção da farinha de mandioca na comunidade Boa Esperança, localizada no KM 43 da rododvia Curuá-Una, a PA 370.

O Pará é o maior produtor de farinha de mandioca do Brasil. Porém, a cultura da mandioca no Estado ainda permanece de forma primitiva, com pouca tecnologia agregada, tanto nos tratos culturais, quanto nos tratamentos dos resíduos e efluentes gerados.

O tratamento da manipueira, feito de forma correta através de tratamento aeróbico e/ou anaeróbico, elimina a toxicidade do efluente, além de tornar possível o seu uso em projetos de geração de energia térmica ou irrigação, possibilitando que o ciclo da cadeia produtiva de mandioca se torne, gradativamente, ecologicamente correto.

A finalidade da ação é o desenvolvimento de projetos simples de conversão de resíduos de fecularia em geração de energia térmica, sustentabilidade e meio ambiente, bem como estreitamento das relações entre a universidade e a comunidade. Com isso espera-se o aprimoramento dos valores da ética, qualidade de vida e cidadania, principalmente, o fortalecimento de melhoramentos tecnológicos pautada no empreendedorismo social e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para o coordenador do projeto, professor Carlos Célio Sousa Cruz, a ideia é propor aos produtores de pequenas comunidades agrícolas presentes no entorno da Fazenda Experimental da Universidade Federal do Oeste do Pará, na região da Curuá-Una, a redução ou substituição da dependência energética e produção de adubo orgânico a partir de biomassa da própria comunidade.

A tecnologia proposta para a produção de energia sustentável, segundo ele, é por meio da biodigestão anaeróbica, que produz o biogás e biofertilizante (adubo orgânico). Portanto, a partir da aplicação do biogás e biofertilizante, pode-se contribuir para o desenvolvimento produtivo das comunidades, verificando também a viabilidade econômica de instalação de um biodigestor de baixo custo naquela região.

Acompanhe o desenvolvimento desta ação, acessando o link abaixo:

/media/file/site/ieg/imagens/2023/b9bb7fc33bc3c731aa0e8d32fdedb4ec.jpeg