Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx), LaTex (.tex).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, e as figuras devem ser enviadas, também, como ANEXO.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O original submetido na plataforma não pode vir com o (s) nomes do autor e co-autores

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Escopo e política do periódico

A Revista Ciências da Sociedade é um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade da Universidade Federal do Oeste do Pará e divulga artigos que versem sobre temáticas na área de Ciências Sociais e campos de conhecimentos conexos, contemplando metodologias e abordagens analíticas interdisciplinares.

A Revista é de periodicidade semestral e busca, através da divulgação das mais diferentes abordagens teóricas, redimensionar as problemáticas, os acordos e coalizões, os paradoxos e antíteses de pesquisas de campo, documental, audiovisual. Nossa linha editorial prioriza estudos que privilegiem, em seu escopo, abordagens temáticas que discutam questões socioculturais, políticas, históricas, das saúdes, das estruturações e escalonamentos dos territórios multiplicidades de disputas étnicas e seus ordenamentos nas mais diferentes interfaces e seus desdobramentos em contextos locais, regionais, nacionais e globais. O periódico reserva-se ao direito de convidar autores (as) de saber notório em sua área de atuação para contribuição com o periódico, de modo a garantir uma qualidade superior do debate acadêmico.

Nas edições poderão ser contemplados dossiês que discutam e avancem o debate num campo de conhecimento, com pesquisadores de referência na área, propostos e aprovados por uma comissão designada pelos editores e pelos membros do Comitê Editorial. Edições com temas diversos também poderão ocorrer. A partir de 2020, visando a celeridade do processo de submissão, avaliação e edição de manuscritos, adotaremos o sistema de publicação antecipada, dispondo no site o artigo que for aprovado peer review o mais breve possível, evitando transtornos desnecessários.

O autor deve cadastrar-se no site do periódico para submeter o manuscrito. Submissões via e-mail não serão mais permitidas, salvo problemas eventuais no site.

Os manuscritos poderão ser submetidos ao longo de todo o ano.

 

Diretrizes essenciais para autores: normas para as próximas edições

 

Título

  1. Até 15 palavras, sem subtítulo;
  2. Fonte Arial 16, negrito, centralizado
  3. Versões em língua portuguesa e língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês).

 

Nome (s) do (a) (s) autor (e) (a) s

  1. Fonte Arial 12, negrito, centralizado;
  2. Logo abaixo de cada nome, link do ORCID.

 

Resumo e Abstract

  1. Fonte Arial 12, normal;
  2. Até 150 palavras;
  3. Deve conter a descrição do objeto, metodologias empregadas e resultados obtidos;
  4. Quatro palavras-chave que não estejam contempladas no titulo do manuscrito;
  5. O resumo em língua estrangeira segue a mesma orientação dada ao de língua portuguesa.

 

Nota sobre o (a) (s) autor (e) (a) s

 

  1. Na biografia acadêmica, o autor deve descrever sinteticamente sua titulação mais alta a mais baixa;
  2. Deve informar obrigatoriamente a qual Programa de Pós-Graduação ao qual está vinculado, seja na condição de discente ou docente;
  3. Obrigatoriamente, na condição de discente, deve informar se é bolsista de instituição de fomento;
  4. Informar e-mail

Por exemplo:

E-mail: email@email.com.br

 

As citações bibliográficas no texto deverão vir da seguinte forma:

Para um único autor: (AUTOR ano: página).

Para dois autores: (AUTOR e AUTOR ano: página).

Para três autores ou mais: (AUTOR et al. ano).

 

 

Mais instruções

 

O formato do papel deve ser A4 com coluna única, 3,5 cm para a margem superior, 2,5 cm para a margem inferior, 2,5 cm para margem lateral esquerda e 2,0 cm para a margem lateral direita, sem cabeçalhos ou rodapés. A fonte principal deve ser ’Century Gothic’ ou Cantarell (sem serifa) com tamanho nominal de 12 pontos e com pontos do espaço antes de cada parágrafo. Os números de página devem ser suprimidos. O espaçamento entre parágrafos é SIMPLES. Os artigos completos, incluindo qualquer anexo, tabelas, figuras e outros, devem respeitar o limite de, no mínimo 15 páginas, e no máximo 20.

 

Os artigos deverão ser submetidos em formato digital na página da revista SEM OS NOMES DOS AUTORES. Cada autor deve se cadastrar no site da revista no processo de submissão. Caso tenha nível doutorado concluído deve assinalar que além de AUTOR, se dispõe a ser AVALIADOR.

 

O manuscrito deve estar em formato docx.

 

As primeiras linhas de cada parágrafo deverão ser recuadas em 1.5 cm.

Os títulos da subseção devem estar no negrito, 12pt, alinhado à esquerda.

 

Figuras e legendas

 

As legendas de figuras e de tabelas devem ser centralizadas se for menos de uma linha (figura 1), caso contrário, justificados e recuados 0.8cm em ambas as margens, como mostrado na figura 2.

 

Tabelas

Nas tabelas, não usar fundos coloridos ou sombreados, linhas mais densas, linhas duplas e molduras desnecessárias.

 

 

Referências bibliográficas

  1. Livro

 

  1. Um único autor:

 

TURNBULL, Colin M. The forest people. 40th ed. New York: A Touchstone book, 1987.

 

INGOLD, Tim. Anthropology: why it matters. Cambridge / Medford: Polity Books, 2018.

 

  1. Dois autores:

 

PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na Era Digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Tradução de Magda França Lopes. 1ª ed. Porto Alegre: Grupo A, 2011.

 

Mais de três autores, acrescentar et al.

 

 

  1. Trabalho acadêmico:

 

FARAGO, THATYLA L. B. Utilização do detrito por espécies de peixes amazônicas: assimilação diferencial e partilha de recurso. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas). Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus, 2018.

 

  1. Artigo em periódico – caso tenha, o DOI deve vir incluso na citação.

 

NEVES, Delma Pessanha. Os ribeirinhos-agricultores de várzea: formas de enquadramento institucional. Novos Cadernos NAEA, [S.l.], v. 12, n. 1, nov. 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/281>. Acesso em: 25 jun. 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v12i1.281.

 

DO NASCIMENTO, Thaylana Pires; DO NASCIMENTO, Josinaldo Reis. Participação social nos processos de criação e gestão da Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua - PA, Brasil. Novos Cadernos NAEA, [S.l.], v. 23, n. 1, jun. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/6570/6257>. Acesso em: 25 jun. 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v23i1.6570.

 

  1. Documentos oficiais

 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm Acesso em 25 jun. 2020.

Ensaios fotoetnográficos

 

Devem seguir as mesmas orientações acima. O arquivo em docx deve ter no máximo 25 MB.

Os artigos submetidos à Revista Ciências da Sociedade devem ter relevância acadêmica na área interdisciplinar.

Os Editores

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.