Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 14 de Novembro de 2023 às 15:37

Salão de Extensão

O Salão de Extensão é um evento institucional de extensão universitária, realizado anualmente, desde 2015, com o intuito de agregar e socializar conhecimentos para a comunidade acadêmica e externa por meio da divulgação das diversas atividades extensionistas que vêm sendo realizadas pela Ufopa e outras instituições da região. A partir de 2017, o Salão de Extensão passou a integrar a programação da Jornada Acadêmica da Ufopa.

VIII Salão de Extensão (2023) - Anais disponíveis AQUI 

O  VIII Salão de Extensão da Ufopa foi realizado no dia 12 de setembro de 2023, com o objetivo de agregar e socializar conhecimentos para a comunidade acadêmica e externa, a partir da divulgação das diversas atividades extensionistas realizadas pela Ufopa. Na edição deste ano, foram apresentados no Salão de Extensão, em forma de pôster, os resultados dos programas e projetos de extensão universitária desenvolvidos pela Ufopa e por outras instituições de educação superior da região, além da exposição de Empresas Juniores e parceiros externos. Também integraram a programação do evento a II Mostra Audiovisual de Extensão Universitária, com a exibição de 9 vídeos resultantes de projetos de extensão da Ufopa, e o I Show de Talento Juvenil da Ufopa: Arte e Cultura na Educação Básica, que contou com 6 apresentações nas categorias canto, instrumental e artes plásticas. A Palestra de abertura do VIII Salão de Extensão foi proferida pelo Prof. Dr. Helder Eterno da Silveira, Doutor em Educação, Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atual presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORPROEX) e coordenador do Colégio de Pró-reitores de Extensão da Associação Nacional de Reitores (COEX-ANDIFES). Outro destaque do evento foi a mesa redonda “O papel da extensão universitária como elemento integrador entre educação superior e educação básica”, que contou com a participação da Profa Dra Honorly Kátia Mestre Corrêa – Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Ufopa, da Profa Dra Nilzilene Gomes de Figueiredo, do Instituto de Ciências da Educação da Ufopa, e da Profa Dra Sarah Suely Alves Batalha, da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA-Santarém).

VII Salão de Extensão (2022) - Anais disponíveis AQUI  (Arquivo atualizado em 13/01/2023)

O VII Salão de Extensão da Ufopa foi realizado nos dias 10 e 11 de novembro de 2022, com o objetivo de agregar e socializar conhecimentos para a comunidade acadêmica e externa, a partir da divulgação das diversas atividades extensionistas realizadas pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Como de praxe, foram apresentados no Salão de Extensão os resultados dos planos de trabalho do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), além da exposição de projetos de extensão, Empresas Juniores e parceiros externos. As duas grandes novidades deste ano foram a Gincana “O conhecimento é pai d’égua”, que reuniu estudantes da educação básica para promover a integração universidade-escola, e a I Mostra Audiovisual de Extensão da Ufopa, que exibiu vídeos sobre os projetos de extensão da universidade. A Palestra de abertura do VII Salão de Extensão foi proferida pela Profa. Dra. Olgamir Amancia Ferreira, que é Doutora e Mestre em Educação e Decana de Extensão da Universidade de Brasília e foi Presidenta do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORPROEX). Em 2022, o evento retornou ao formato presencial, mas com parte de sua programação acessível de forma remota. Acesse a programação completa e mais informações sobre o evento no site oficial da X Jornada Acadêmica da Ufopa.

VI Salão de Extensão (2020) - Edições 2020 e 2021 - Anais disponíveis!

O VI Salão de Extensão da Ufopa foi realizado no período de 14 a 18 de outubro de 2021, de forma virtual. Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, no ano de 2020 não houve Salão de Extensão. Portanto, o VI Salão de Extensão abrangeu as Edições 2020 e 2021 do evento. O VI Salão de Extensão consistiu basicamente na apresentação dos resultados dos trabalhos de extensão universitária desenvolvidos na Ufopa no período de outubro de 2019 a dezembro 2020. A submissão de resumo para apresentação de trabalho no VI Salão de Extensão da Ufopa foi obrigatória para os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - Pibex/Ufopa com planos de trabalho selecionados por meio do Edital Conjunto Pró-Ensino/Pibic/Pibex nº 001/2019 e facultada aos voluntários cadastrados por meio do referido edital. A programação completa e as normas para participação no VI Salão de Extensão podem ser acessadas no site da IX Jornada Acadêmica da Ufopa, no Menu DOCUMENTOS.

V Salão de Extensão (2019) - Anais disponíveis!

IV Salão de Extensão (2018)

III Salão de Extensão (2017)

II Salão de Extensão (2016)

I Salão de Extensão (2015)

 

 

 

 

29/12/2022

Procce/Ufopa