Ultima atualização em 22 de Março de 2023 às 08:40

Pró-reitora visita comunidade de Anã na Resex Tapajós-Arapiuns

A pró-reitora da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão Ediene Pena Ferreira, visitou a Comunidade de Anã, no dia 14 de fevereiro de 2023, onde participou da atividade de encerramento do Transforming Universities for a Changing Climate – Climate-U, um projeto financiado pela Universidade de Londres e desenvolvido na Ufopa pelo Grupo de Estudos e Pesquisa PRAXIS UFOPA, sob coordenação da Profa. Dra. Tânia Brasileiro.

/media/file/site/procce/imagens/2023/90088339f5ac23c237120283c78bd931.jpeg
Foto: Durante a visita, Tânia Brasileiro, Adriane Gama e Ediene Pena Ferreira

O Projeto desenvolve atividades abrangendo a bioeconomia ecológica e circular, gerando contribuições para enfrentar os desafios das mudanças climáticas nas localidades da reserva extrativista Tapajós-Arapiuns. Durante a visita, Ediene Pena Ferreira conheceu o trabalho científico-social desenvolvido pelo Grupo PRAXIS UFOPA que, ao longo de oito meses, promoveu iniciativas de pesquisa-ação participativa e transformação social, pautadas pelo tema das mudanças climáticas.

/media/file/site/procce/imagens/2023/c9e08a50d33059a1a7f731a5f60faed7.jpeg
Foto: O projeto incentiva a bioeconomia ecológica e circular.

Ainda na comunidade, a Pró-Reitora conheceu a atividade desenvolvida pelo aluno da educação básica Jander Ferreira Cardoso, que é responsável pela conservação e guarda de artefatos arqueológicos coletados por ele nas praias de Anã.

/media/file/site/procce/imagens/2023/4a3321cf31c539c59daa3aff49f73f1c.jpeg
Foto: O aluno Jander Cardoso em visita ao Laboratório de Arqueologia
Curt Nimuendajú, na Ufopa em Santarém.

Intercâmbio - No dia 09 de março, a Procce promoveu a vinda de Jander Cardoso ao campus da Ufopa em Santarém. Durante sua estadia, o aluno conheceu o Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendajú, localizado na unidade Tapajós, espaço utilizado para análise e guarda de peças arqueológicas, além de vivenciar aulas de campo e se aproximar da realidade acadêmica de um estudante de arqueologia.

Procce/Ufopa

21/03/2023