Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 15 de Maio de 2020 às 18:32

Procce realiza debate on-line sobre o papel social dos museus no cenário atual


A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) por meio de sua Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC) lança uma discussão virtual com a live "Fazer a diferença: O papel dos museus na sociedade atual", dia 21/5, às 15 horas, pelo canal Estúdio Encontro das Águas da Ufopa no Youtube. Voltada para profissionais da área de produção cultural, historiadores, antropólogos, pedagogos, estudantes e interessados no tema da museologia, o objetivo da ação é refletir sobre as perspectivas de futuro para os museus nesse contexto de emergência sanitária e as possibilidades estratégicas de manter vínculos com o público na América Latina e na Amazônia.

A 18ª Semana Nacional de Museus, que ocorrerá em todo o país, de 18 a 22 de maio, teve o cancelamento de eventos presenciais planejados pelas instituições museológicas e culturais em atendimento às orientações das autoridades de saúde para adoção de medidas de prevenção do Coronavírus (Covid-19) e recomendação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A Procce, que há três anos apoia a Semana realizando excursões mediadas e gratuitas pelos museus de Santarém, também redirecionou suas ações para ambiente virtual divulgando informações sobre tour virtual, dados sobre museus na região Norte e outras dicas que poderão ser compartilhadas nas redes sociais durante e após a Semana. 

A Live "Fazer a diferença: O papel dos museus na sociedade atual"  terá como convidados a Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará, Cristina Holanda, atual diretora do Museu Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE) e consultora do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram);  Padre Sidney Canto, atual diretor do Museu de História e Arte Sacra de Santarém (PA), editor de Blog homônimo e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap); Jefferson Dantas, Arquivista da Ufopa que participará como mediador do debate. Haverá emissão de certificado de 2 horas para participação em todo o evento e as instruções para se inscrever serão informadas ao vivo no canal do Youtube. 

/media/file/site/procce/imagens/2020/05ccca1c37e6e8830937a891c65ee2ea.jpg

A programação faz parte do Projeto "Cultura em Rede", uma ação da Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC). Qualquer pessoa pode enviar sugestões de conteúdos culturais para Procce por meio de formulário disponível em http://www.ufopa.edu.br/procce/comunica/noticias/procce-divulga-ciru/.

Assista em:

Youtube: Estúdio Encontro das Águas - Ufopa

Link: https://www.youtube.com/channel/UCCNXpzl39zthjrXmuazbm8A

 

Serviço:

Evento: Live debate: Fazer a diferença: O papel dos museus na sociedade atual

Data: 21/05/2020

Horário: 15 horas

Certificado de 02 horas

Assista no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCCNXpzl39zthjrXmuazbm8A

 

Procce/Ufopa

15/05/2020

De 18 a 22 de maio de 2020