Revista de Extensão da Integração Amazônica

1 de Fevereiro de 2018 às 15:27

A Revista de Extensão da Integração Amazônica é um periódico da Ufopa, articulado pela Procce, com o objetivo de ser instrumento de comunicação e socialização dos conhecimentos científicos e práticas extensionistas no âmbito de Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão. Trata-se de um importante meio de divulgação da produção intelectual de discentes e docentes, fruto da condução de projetos e programas de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária.

A primeira edição da Revista foi publicada em 2016, em dois números, contendo os resumos expandidos dos trabalhos apresentados no I Salão de Extensão da Ufopa, realizado no ano de 2015.

No Número I, foram apresentados 26 artigos ligados às áreas da Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e/ou Educação. Nesta edição a área da Educação apresenta vários artigos que mostram a relação da universidade com a sociedade, com destaque para o envolvimento de alunos e professores da educação básica da região Oeste do Pará. Na área da Cultura, estudos sobre comunidades indígenas, quilombolas, saberes tradicionais e patrimônio cultural inauguram a publicação nessa linha temática. Considerando a importância destes povos, estudos sobre Direitos Humanos se mostram presentes nesse primeiro volume.

Já no Número II, foram publicados 30 artigos ligados às seguintes áreas temáticas: Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho. Nesta edição a área Meio Ambiente apresenta vários artigos que mostram a relação da universidade com a sociedade, com destaque para a produção agrícola e educação ambiental visando a promoção do desenvolvimento sustentável da região Oeste do Pará. Na área da saúde, destacamos os estudos relacionados à saúde ambiental, prevenção de doenças e musicalização na promoção da saúde. Também no viés do desenvolvimento sustentável, a área da Tecnologia apresentada soluções para produção agropecuária e o uso da tecnologia na educação. Com relação à área Trabalho, os artigos focam na invisibilidade de setores da sociedade, que trabalha com reciclagem de lixo, agricultores familiares, extrativistas e pescadores artesanais.

Acesse aqui os dois números do volume único da Revista de Extensão da Integração Amazônica, publicado em 2016:

Revista de Extensão da Integração Amazônica, Santarém, v. 01, n.02, 2016. (Edição Especial)

Revista de Extensão da Integração Amazônica, Santarém, v. 01, n.01, 2016. (Edição Especial)