Ultima atualização em 10 de Julho de 2018 às 15:21

Proen divulga Edital nº 01/2018 para Seleção de Bolsistas Iniciação à Docência - PIBID/UFOPA

10 de Julho de 2018 às 15:19

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), através de sua Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN) e Coordenação Institucional do PIBID, torna pública, na forma de Edital nº 01/2018, a realização de seleção para preenchimento de vagas de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID a licenciandos matriculados na UFOPA.

Acesse ao Edital nº 01/2018 -PIBID/UFOPA.

O PIBID/UFOPA é um programa financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC) que visa fomentar a iniciação à docência de estudantes dos cursos de licenciatura das Instituições de Educação Superior e contribuir para a formação continuada dos professores da educação básica.

O Edital atende às normas estabelecidas DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/UFOPA, em conformidade com o Regulamento do PIBID/CAPES publicado na Portaria Nº 07, de 01 de março de 2018.

O PIBID é promovido pelo MEC/CAPES/FNDE e vem atender ao Compromisso Todos pela Educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em favor da melhoria do ensino nas escolas públicas. Dentre os principais objetivos gerais do Programa destacam-se:

• - incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;

• - contribuir para a valorização do magistério;

• - elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

• - inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

• - incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e

• - contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Mais informações:  Secretaria Executiva do ICED. Coordenação de Projetos Educacionais/DE/PROEN (projetos.proen@ufopa.edu.br)