Ultima atualização em 10 de Dezembro de 2018 às 15:35

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Regular Unificado 2019

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, por meio da Comissão Permanente de Processos Seletivos da Universidade Federal do Oeste do Pará, divulgou hoje, dia 10 de dezembro de 2018, a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Regular Unificado 2019 (PSR/UFOPA 2019) para o provimento de vagas nos cursos de graduação localizados na sede e nos campi do interior, distribuídas nas modalidades Bacharelados (Interdisciplinar e Profissional) e Licenciaturas.

A inscrição é gratuita, e será realizada exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico www.ufopa.edu.br/psr2019, no período de 10 de dezembro de 2018 até 23h59min do dia 14 de janeiro de 2019.

Neste ano, serão aferecidas 1413 vagas, sendo 1129 vagas para os cursos do Campus de Santarém, 35 vagas para o curso do Campus de Alenquer, 35 vagas para o curso do Campus de Monte Alegre, 72 vagas para os cursos do Campus de Oriximiná, 36 vagas para o curso do Campus de Itaituba, 71 vagas para os cursos do Campus de Juruti e 35 vagas para o curso do Campus de Óbidos. Somente poderão participar do PSR/UFOPA 2019 candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2017 ou 2018, inclusive para o ingresso pelo sistema de cotas sociais.

Das vagas oferecidas pela Universidade, a Ufopa reservará 711 vagas para o sistema de ingresso por cotas sociais, a serem preenchidas conforme os critérios estabelecidos na Lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e na Portaria MEC Nº 18, de 11 de outubro de 2012, alterada pela Portaria MEC Nº 09, de 05 de maio de 2017. Todo as informações referente aos grupos de cotas sociais estão detalhadas no edital de abertura. Cada candidato, em função das informações prestadas no momento da inscrição, será incluído no grupo correspondente. Os candidatos serão classificados por curso de opção, conforme distribuição de vagas e turnos apresentados no Anexo II do Edital de abertura.

Para o preenchimento das vagas fixadas no PSR/UFOPA 2019 serão realizadas duas convocações: Na primeira convocação serão chamados os candidatos classificados por curso de opção, conforme distribuição de vagas e turnos; e na segunda convocação serão chamados três vezes o número de candidatos correspondentes às vagas não preenchidas na primeira convocação, por curso/grupo, sendo o primeiro candidato classificado dentro do número de vagas remanescentes, e o segundo e terceiro comporão o cadastro de reserva, de acordo com a ordem de classificação no PSR/UFOPA 2019. Os candidatos não chamados na primeira convocação e que desejem continuar concorrendo às vagas remanescentes, devem MANIFESTAR INTERESSE de participação na segunda convocação, no endereço eletrônico http://www.ufopa.edu.br/proen, prestando atenção às datas, horários e locais a serem divulgados em Edital Complementar.

Cursos ofertados no Campus de Santarém (sede):

• Instituto de Ciências da Educação (Iced): Licenciatura Integrada em Matemática e Física; Licenciatura em Química; Licenciatura em Letras Português e Inglês; Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Geografia; Licenciatura em História; Licenciatura em Informática Educacional; Licenciatura em Ciências Biológicas;
  • Instituto de Ciências da Sociedade (ICS): Bacharelado em Arqueologia; Bacharelado em Antropologia; Bacharelado em Direito; Bacharelado em Ciências Econômicas; Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional;
  • Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA): Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas; Bacharelado em Ciências Biológicas; Bacharelado em Engenharia da Pesca;
  • Instituto de Engenharia e Geociências (IEG): Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia; Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Terra; Bacharelado em Geofísica; Bacharelado em Ciências Atmosféricas; Bacharelado em Geologia; Bacharelado em Ciência da Computação; Bacharelado em Sistemas de Informação;
  • Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef): Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias; Bacharelado em Engenharia Florestal; Bacharelado em Agronomia; Bacharelado em Zootecnia; Bacharelado em Biotecnologia;
  • Instituto de Saúde Coletiva (Isco): Bacharelado Interdisciplinar em Saúde; Bacharelado em Farmácia;

Cursos ofertados nos campi fora da sede:

• Alenquer: Bacharelado em Administração;
  • Itaituba: Bacharelado em Engenharia Civil;
  • Juruti: Bacharelado em Engenharia de Minas; Bacharelado em Agronomia;
  • Monte Alegre: Bacharelado em Engenharia de Aquicultura;
  • Óbidos: Licenciatura em Pedagogia;
  • Oriximiná: Bacharelado em Ciências Biológicas e Conservação; Bacharelado em Sistemas de Informação.

Para mais informações, consulte o Edital de abertura do PSR/UFOPA 2019, localizado no endereço http://www.ufopa.edu.br/proen/processos-seletivos/acompanhamento/processo-seletivo-regular/psr-unificado-2019/.

Proen/Ufopa

10/12/2018