Ultima atualização em 18 de Setembro de 2019 às 16:26

Preenchimento do questionário dos estudantes concluintes habilitados na edição do Enade 2019

Os inscritos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2019 já podem responder o questionário do estudante.

A partir do dia 02 de setembro a 21 de novembro de 2019, os alunos que estão concluindo o curso de graduação e serão avaliados na edição do Enade 2019 (Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Engenharia Florestal, Bacharelado em Zootecnia, Bacharelado em Farmácia e Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental) devem acessar o Enade - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para responder. O documento faz parte do processo avaliativo do Enade e o seu preenchimento é obrigatório.

O objetivo do questionário é coletar informações sobre o perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes do Enade, avaliando diversos aspectos sobre o curso de formação do estudante. Quem não preencher o instrumento ficará irregular junto ao Enade e, mesmo que cumpra todas as outras obrigações do exame, não poderá colar grau.

O estudante só poderá responder ao questionário pela internet, exclusivamente no Sistema Enade. Para isto, é preciso que o participante realize seu cadastro no portal do Inep e gere a senha que será utilizada para fazer todo acompanhamento de sua inscrição, a consulta do seu local de prova e a conferência do resultado individual. As provas serão aplicadas em 24 de novembro, com duração de quatro horas, e são compostas por dez questões de formação geral e 30 questões de componente específico. As questões discursivas do componente de formação geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Os conteúdos avaliados no componente específico estão listados nas portarias de cada área, já publicadas e disponíveis para consulta no portal do Inep e da Ufopa/ Proen http://www.ufopa.edu.br/proen/diretoria-de-ensino/enade-2/.

Proen/Ufopa

10/09/2019