Ultima atualização em 14 de Maio de 2021 às 21:48

Proen e Proges divulgam Edital do Programa de Monitoria Acadêmica de Acessibilidade e Ce Anama

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) e Pró-reitoria de Gestão Estudantil, publicaram o Edital nº 03/2021/PROEN/PROGES, referente ao Programa de Monitoria Acadêmica de Acessibilidade e Ce Anama para acompanhamento aos estudantes indígenas, quilombolas e público-alvo da educação especial, em  2021, que tem por objetivo a  CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO DOS PROJETOS INSTITUCIONAIS DA UFOPA E SELEÇÃO  DE DISCENTES MONITORES DE ACESSIBILIDADE E CE ANAMA, nos termos do Edital.

Projetos de monitoria institucionais de Acessibilidade e Ce Anama:

• Período de envio de portarias solicitadas no Edital: 26/04 a 04/05/2021.
  • Período de envio dos projetos para cadastro: 26/04 a 14/05/2021, a ser realizado pelas Direções das Unidades Acadêmicas/Campi/Coordenação da Formação Básica Indígena (FBI)/ Núcleo de Acessibilidade.

Inscrições dos discentes interessados:

• Período: 26/04 a 10/05/2021. Exclusivamente on-line por link informado no Edital.

Sobre o Edital – Serão disponibilizadas 15 (quinze) vagas de bolsas de monitoria acessibilidade voltado para ações no âmbito do Projeto Institucional do Núcleo de Acessibilidade da Ufopa e Campus de Juruti.

Monitoria de Acessibilidade - Tem por finalidade atender a demanda de apoio pedagógico, prevista na Lei nº 7.234/2010, que visem ações acadêmicas em prol dos estudantes público-alvo da educação especial, a saber: Pessoas com deficiência (PcD), Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação, Pessoas com Transtorno Globais de Desenvolvimento, as Pessoas Surdas, nos termos da Legislação Nacional vigente, bem como as Pessoas com Transtorno do Neurodesenvolvimento e da Aprendizagem.

Serão disponibilizadas 95 (noventa e cinco) vagas de bolsas de monitoria CE ANAMA, distribuídas nos Projetos Institucionais das Unidades/Campi. E, objetiva contribuir no âmbito do Programa Especial de Ajuste de Percurso Acadêmico (PEAPA) para estudantes indígenas e quilombolas da Ufopa no sentido de selecionar e disponibilizar discentes monitores (bolsistas e/ou voluntários), por meio do Programa de Monitoria Acadêmica Ce Anama, para acompanhamento de estudantes indígenas e quilombolas com percurso acadêmico defasado em relação ao ano/turma de ingresso garantindo a integralização do curso por meio de materiais de apoio próprios e metodologia diferenciada, dentro do prazo previsto no programa.

Para mais informações sobre o Edital (requisitos, perfil, processo de seleção, etapas, e demais normas do certame), os candidatos devem acessar ao site da Proen, na aba Editais Abertos e Programa de Monitoria, referente ao Edital 03/2021-Proen/Proges- Programa de Monitoria Acadêmica de Acessibilidade e Ce Anama.

ATUALIZAÇÃO: Conforme a Retificação Nº01/2021-PROEN/PROGES e a Retificação Nº 02/2021-PROEN/PROGES, alguns prazos foram prorrogados. Atenção às novas datas:

Projetos de monitoria institucionais de Acessibilidade e Ce Anama:

• Período de envio de portarias solicitadas no Edital: 26/04 a 07/05/2021.
  • Período de envio dos projetos para cadastro: 26/04 a 21/05/2021, a ser realizado pelas Direções das Unidades Acadêmicas/Campi/Coordenação da Formação Básica Indígena (FBI)/ Núcleo de Acessibilidade.

Inscrições dos discentes interessados:

• Período: 26/04 a 19/05/2021.

ALGUNS LINKS ÚTEIS:

Portarias da Comissão do Projeto e da Comissão de Seleção - SIPAC -> Memorando Eletrônico/Sipac, direcionado à Diretoria de Ensino/Proen.

Cadastro dos Projetos/Planos de Monitoria - envio pela Direção, pelo SAAPE -  https://www.ufopa.edu.br/saape/login/

Formulário de cadastro individual da Equipe do Projeto - Docentes/Técnicos - https://forms.gle/JFarjJ1XEKvAVfpJ7

Inscrição ao Edital - Discentes candidatos -  https://forms.gle/HFLqhTbqEoFaJoyRA

Proen/Ufopa