Ultima atualização em 13 de Agosto de 2018 às 16:41

Ufopa divulga relação dos estudantes inscritos no ENADE 2018

A Universidade Federal do Oeste do Pará, através da Seção de Regulação de Cursos da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, divulga a relação com os nomes dos estudantes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018. Nesta edição, serão avaliados os cursos de bacharelado em Ciências Econômicas e bacharelado em Direito, ofertados na sede da Ufopa, e o curso de bacharelado em Administração, ofertado no Campus da Ufopa em Alenquer. No total, foram inscritos 127 estudantes ingressantes e 114 estudantes concluintes vinculados a esses cursos de graduação. Confira aqui a relação de inscritos por curso.

Nos termos do Edital nº 40/2018/INEP/MEC, que rege o Enade 2018, estudantes inscritos na condição de ingressantes são aqueles que iniciaram o curso em 2018, estão devidamente matriculados e têm de 0% a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada. Os estudantes ingressantes inscritos não necessitam realizar o cadastro, preencher o questionário do estudante (QE) e fazer a prova do Enade. Sua situação de regularidade será atribuída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Por sua vez, os estudantes concluintes são aqueles que têm expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou já cumpriram 80% ou mais da carga horária mínima do curso de Bacharelado em Direito e não têm previsão de outorga de grau até o dia 31 de agosto de 2018. Os estudantes concluintes inscritos deverão, obrigatoriamente, realizar o cadastro, preencher o Questionário do Estudante e fazer a prova do Enade, que será aplicada no dia 25 de novembro de 2018. A ausência de realização desses procedimentos gera irregularidade, impossibilitando ao discente outorgar grau e receber o respectivo diploma. Todos os prazos para esses procedimentos serão publicados no site www.ufopa.edu.br/proen. Abaixo, seguem as ações que devem ser realizadas pelos estudantes concluintes diretamente no Sistema Enade no link http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index.

Cronograma Enade 2018

Ação

Responsável

Período

Cadastro dos Estudantes Concluintes

Estudante

Das 10h do dia 14/08/2018 às 23h59 do dia 21/11/2018, horário de Brasília, DF.

Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Específico dos Estudantes Concluintes

Das 10h do dia 14/08/2018 às 23h59 do dia 03/09/2018, horário de Brasília, DF.

Preenchimento do Questionário do Estudante

Das 10h do dia 03/09/2018 às 23h59 do dia 21/11/2018, horário de Brasília, DF.

Solicitação de Atendimento por Nome Social dos Estudantes Concluintes

Das 10h do dia 04/09/2018 às 23h59 do dia 10/09/2018, horário de Brasília, DF.

Indicação do curso pelo Estudante Concluinte de Dupla Graduação

Das 10h do dia 04/09/2018 às 23h59 do dia 10/09/2018, horário de Brasília, DF.

Aplicação da Prova somente para Estudantes Concluintes

Das 13h30 às 17h30 do dia 25/11/2018, horário de Brasília, DF.

Sobre o Enade - O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para mais informações:

Seção de Regulação de Cursos/Proen