Ultima atualização em 13 de Dezembro de 2019 às 15:04

Ufopa obtêm conceito 4 no Índice Geral de Cursos avaliados em 2018

O Inep publicou no Diário Oficial da União Nº 240, do dia 12 de dezembro de 2019, por meio da Portaria n. 1.016, de 11 de dezembro de 2019, os Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes ao ano de 2018. Nesta edição, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) manteve-se com conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Confira: Índice Geral de Cursos.

O IGC tem uma escala que vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados desempenhos insuficientes pelo MEC. A maior parte das universidades (63,6%) se concentra no conceito 3. O índice avalia a qualidade de instituições que oferecem cursos de graduação e pós-graduação. Para o cálculo do IGC, é utilizada a média do CPC nos últimos três anos, além das notas dos programas de mestrado e doutorado a partir de dados da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da distribuição dos alunos nos diferentes níveis de ensino - graduação, mestrado ou doutorado.

Com relação aos resultados do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), outro indicador de qualidade do MEC e que compõe o IGC, a Ufopa teve 02 cursos avaliados em 2018: Ciências Econômicas e Direito, os quais obtiveram conceito 3, considerado satisfatório. Confira: Conceito Preliminar dos Cursos.

Já o Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio do desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. Confira: Conceito dos Cursos avaliados pelo Enade.

Proen/Ufopa

13/12/2019