Criado em 9 de Dezembro de 2020 às 16:26

Informe sobre inscrições para o Programa de Bolsa Permanência (PBP/MEC)

9 de Dezembro de 2020 às 16:26

Em 24 de novembro de 2020, a Ufopa, através do Ofício nº 229/2020/PROGES/UFOPA, reiterou ao Ministério da Educação (MEC) a necessidade de abertura de novas inscrições para o Programa de Bolsa Permanência (PBP/MEC) no ano de 2021, considerando que a Ufopa retomará suas atividades acadêmicas a partir de 1º de fevereiro de 2021, nos termos da anexa Decisão nº 22/2020/Consepe/Ufopa, o que implica a necessidade de a Instituição, em parceria com o MEC, criar condições favoráveis à permanência no ambiente acadêmico, à redução da evasão escolar e ao desempenho acadêmico satisfatório dos estudantes públicos das ações afirmativas.

A Ufopa já havia solicitado esclarecimentos ao Ministério sobre a abertura de novas inscrições para o Programa em 24 de julho de 2020, por meio do Ofício nº 152/2020/GR/UFOPA. O MEC respondeu a solicitação em 13 de novembro de 2020, através do Ofício nº 120/2020/CGRED/DIPPES/SESU/SESU-MEC, informando que naquele momento ainda não dispunha de data estabelecida para a abertura das inscrições.

Nesse sentido, tão logo a Ufopa obtenha novas informações por parte do MEC, divulgará aos estudantes pelos canais institucionais.

Reitera-se ainda que o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis das Ifes (Fonaprace), do qual a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil da Ufopa faz parte, está reforçando junto ao MEC a necessidade de novas inscrições para o PBP/MEC.

Atenciosamente,

Proges/Ufopa