Ultima atualização em 3 de Julho de 2018 às 10:16

Participação em Workshop de Supervisão em Círculos de paz

Equipe da Proges participa de Capacitação em Workshop de Supervisão em Círculos de paz.

Nos dias 28 e 29/06 a equipe da Diretoria de Assistência Estudantil da Proges participou de um Workshop de Supervisão em Círculos de paz ministrada pela professora Kay Pranis, líder em Justiça Restaurativa nos Estados Unidos, e reconhecida internacionalmente por criar a metodologia dos “Círculos de Construção de Paz”, evento realizado em Belém/Pará. Essa capacitação é destinada à discussão de casos, esclarecimento de dúvidas, aprofundamento dos conhecimentos e das práticas circulares bem como, continuar a qualificação da equipe na realização de rodas de conversa com os alunos dos cursos de graduação da Ufopa.

Esta oportunidade de capacitação com a referida facilitadora vem certificar, com excelência, a busca pelo aperfeiçoamento dos serviços e do atendimento ao aluno, assim como também é considerada uma importante ferramenta de suporte ao estudante em processo de formação acadêmica. A metodologia de práticas circulares alinhada ao trabalho realizado na Universidade no sentido de acolher, orientar e acompanhar o corpo discente, materializa-se num espaço propício de implementação das ações de prevenção e intervenção frente as demandas apresentadas, comumente, geradoras de estresse. O aperfeiçoamento das práticas circulares traduz-se em benefícios para a criação de um ambiente relacional mais saudável e qualitativo, que envolve toda a comunidade acadêmica, pois cada um é protagonista na construção de uma universidade melhor para todos.

Em 2018 foi criado o projeto “Círculo Acolhedor” realizado pelo serviço de psicologia da Proges. Por meio do projeto Círculo Acolhedor são realizadas semanalmente rodas de conversa com os estudantes, como forma de possibilitar o diálogo, a reflexão, o debate de temáticas pertinentes ao grupo, bem como a escuta respeitosa e acolhedora de cada integrante, garantindo a participação democrática de todos e valorizando o saber produzido pela vivência de cada um. Durante a prática circular, cada integrante tem a oportunidade de externalizar o que pensa e sente, cabendo ao facilitador mediar a participação das pessoas, estimulando-as a partilhar dificuldades, inquietações, situações geradoras de estresse e experiências de vida.

As rodas de conversa ocorrem todas as quintas-feiras nos turnos matutino (9 h às 11:30 h) e vespertino (14:30 h às 17:30 h). Os estudantes interessados em participar das rodas devem preencher formulário on-line de inscrição disponibilizado no site da Proges na aba do serviço de Psicologia.

Equipe da DAE com a facilitadora Kay Pranis