Ultima atualização em 20 de Abril de 2021 às 10:11

Ufopa realiza reuniões ampliadas sobre os Processos Seletivos Especiais 2021

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), através da Comissão Assessora para os Processos Seletivos Especiais (Capse),  vai se reunir com as lideranças e representações estudantis indígenas e quilombolas e com representantes das unidades acadêmicas (institutos e campi) da Ufopa para tratar das diretrizes dos editais do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) e do Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ) para ingresso nos cursos de graduação em 2021.

A primeira será com as lideranças e representações indígenas, no dia 26 de abril de 2021, segunda-feira, das 9h30 às 17 horas. Acesse AQUI a programação.

No dia 28 de abril de 2021, quarta-feira, o debate será com os quilombolas, das 9h30 às 17 horas. Acesse AQUI a programação.

As reuniões serão realizadas na modalidade remota, pela plataforma Google Meet, como forma de prevenção e combate à Covid-19.

Sobre os processos seletivos especiais:

Os processos seletivos especiais, como forma de ingresso para os cursos de graduação da Ufopa, têm previsão no Regimento de Graduação da Ufopa (Resolução nº 331/2020/CONSEPE/UFOPA) e na Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Resolução nº 200/2017/CONSEPE/UFOPA). Atualmente, existem o Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) e o Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ).

O PSEI teve início no ano de 2010, ainda sob a coordenação da Universidade Federal do Pará (UFPA), com a reserva de vagas para estudantes indígenas. Atualmente, 597 estudantes ingressaram para os cursos de graduação da Ufopa através do PSEI.

O primeiro PSEQ, destinado a estudantes oriundos de comunidades quilombolas, ocorreu em 2015 e já possibilitou o ingresso de  391 quilombolas na Universidade.

Proges/Proen/Capse/Ufopa

19/04/2021