Ultima atualização em 20 de Fevereiro de 2020 às 13:31

Ufopa terá primeira dissertação de mestrado de estudante indígena

A estudante indígena da etnia Arapiun, Luanna Cardoso Oliveira, defenderá, no dia 27 de fevereiro de 2020, às 16h, Sala 304, da Unidade Rondon da Ufopa, sua dissertação de mestrado em educação, intitulada “Leitura e formação: as possíveis contribuições da biblioteca no rio Arapiuns”, orientada pelo Prof. Dr. Zair Henrique Santos. É a primeira dissertação de Mestrado da Ufopa com autoria de uma estudante indígena.

Luanna ingressou na Ufopa em 2013, via Porcesso Seletivo Especial Indigena (PSEI), para cursar a Licenciatura em Letras – Português e Inglês, habilitação em Língua Portuguesa, no Instituto de Ciências da Educação (Iced), tendo concluído o curso em 2017. Em 2018, ingressou no Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufopa (Ppge/Iced/Ufopa).

A pesquisa de mestrado foi realizada na biblioteca da Comunidade Nova Vista, localizada no Rio Arapiuns, com participação ativa dos membros da Comunidade. Ressalta-se que a existência dessa bliblioteca é resultado do trabalho de conclusão do Curso de Letras da estudante, intitulado “Espaço de leitura na Aldeia Nova Vista: leitura, educação escolar indigena e identidade”.

Ações Afirmativas na Pós-Graduação da Ufopa – A partir de 2020, todos os programas de pós-graduação da Ufopa deverão reservar vagas para o ingresso de estudantes indígenas, quilombolas, negros (pretos e pardos) e pessoas com deficiência, nos termos da Resolução nº 314/2019/CONSEPE/UFOPA.

Proges/Ufopa

20/2/2020

/media/file/site/proges/imagens/2020/cd80e030f3e5e005c16f43793e3e7285_lG34rRB.jpg