Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 9 de Agosto de 2022 às 11:44

Sobre o Serviço de Acompanhamento Pedagógico

O Acompanhamento Pedagógico é um serviço oferecido por meio do Núcleo de Gestão Pedagógica (NUGEPE). O funcionamento e a regulamentação do NUGEPE foram aprovados por meio da Resolução Nº 338, de 14 de dezembro de 2020 enquanto Política de Acompanhamento Pedagógico vinculado à Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (PROGES), que aprovou também o funcionamento dos Núcleos de Acompanhamento e Apoio Pedagógico (NAPEs), vinculados às Unidades Acadêmicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Esse serviço é compreendido como um conjunto de ações desenvolvidas pelo NUGEPE e em parceria com outros setores que atendem o público estudantil na UFOPA por meio de atendimentos aos estudantes nas modalidades individuais e em grupo, além de outras atividades de assessoramento pedagógico, coordenação, levantamento de dados e formação na área de educação, conforme previsto na Resolução 338/2020, citada anteriormente.

Orienta-se pelo Decreto 7.234/2010 que instituiu o  Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), cuja finalidade é ampliar as condições de permanência de estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e como objetivos democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal, além de minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior, bem como a redução das taxas de retenção e evasão contribuindo para a promoção da inclusão social pela educação, incluindo o Apoio Pedagógico como uma das áreas de ação da assistência estudantil nas IFES (BRASIL, 2010).

Por meio do NUGEPE, este serviço visa contribuir na formação plena dos estudantes de graduação e pós-graduação da UFOPA buscando apoiar e orientar os/as discentes diante das dificuldades de aprendizagem provocadas por fatores diversos, incentivando a permanência qualificada para efetivação do sucesso acadêmico. Sucesso este entendido para além dos resultados das disciplinas, mas que envolve todo o processo formativo voltado para competência profissional humanizada ao longo de sua formação estudantil e posteriormente no mercado de trabalho.

Para este serviço, a PROGES conta com as pedagogas Helana Miranda da Cruz Gomes e Rosana Alvarenga Canto, e com a Técnica em Assuntos Educacionais Leilane de Aguiar Silva.

Confira AQUI o texto da Resolução N° 338/2020 - CONSEPE/UFOPA, de 14 de dezembro de 2020