Acompanhamento Pedagógico

26 de Abril de 2018 às 17:59

O Acompanhamento Pedagógico apresenta-se como um serviço oferecido pela Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, que está incluído na Política de Assistência aos Discentes através da Pró-reitoria de Gestão Estudantil – PROGES. O estudante ao ingressar no mundo acadêmico, depara-se com algumas situações desafiantes que envolvem desde a adaptação ao novo ambiente universitário até as dificuldades no ensino-aprendizagem que poderão afetar seu desenvolvimento acadêmico.

Fatores como lacunas deixadas pela educação básica em suas formações, carências e diversas limitações, impostas ou condicionadas por fatores cognitivos, econômicos e/ou sociais, são manifestados diante da realidade do ensino superior e que de certa forma pode vir a desencadear situações como mudanças de cursos (por incerteza da opção escolhida), reprovações, retenções e evasões. Neste aspecto, o Acompanhamento Pedagógico, é um serviço extremamente importante, pois articula e favorece a construção dos saberes acadêmicos, contribuindo para que o ambiente universitário torne-se um lugar de reflexão, crítica e autonomia. Entende-se também que o atendimento Pedagógico está inserido na área do conhecimento multidisciplinar que trabalha com as dificuldades de aprendizagem e se articula ao atendimento de outros serviços para garantir ao estudante o suporte necessário para plena fruição de sua carreira acadêmica. Um baixo aproveitamento acadêmico pode ser provocado por fatores de origem orgânica, cognitiva, social, psicológica, emocional ou pedagógica.

Diante disso, o Acompanhamento Pedagógico apresenta ações individuais e coletivas em parceria com Institutos e Diretorias de Curso para planejamento e desenvolvimento de ações que serão desenvolvidas no âmbito universitário e, portanto, primordiais para a contribuição ao processo ensino-aprendizagem e consequentemente no desempenho acadêmico.

Desenvolvimento do Serviço de Acompanhamento Pedagógico

Acompanhamento Individual: é uma ação voltada ao esclarecimento e orientação de questões relativas ao progresso e percurso acadêmico do estudante, bem como, em conjunto com o estudante e a coordenação acadêmica do curso ao qual está vinculado, estabelecer planos de estudos para desenvolvimento acadêmico e superação de fatores que dificultem o progresso e percurso acadêmico. Nesta atividade, o estudante deve solicitar o acompanhamento pedagógico por meio dos canais disponibilizados pela Proges. Após análise e diagnose da demanda, o estudante é convocado para que sejam feitos os esclarecimentos e orientações necessários. Havendo necessidade, a coordenação acadêmica do curso ao qual o mesmo está vinculado é acionada visando o planejamento e operacionalização de estratégias de resolução da demanda.

Acompanhamento Coletivo: refere-se ao acompanhamento acadêmico que visa possibilitar suporte pedagógico às coordenações acadêmicas dos cursos de graduação. Esta modalidade de acompanhamento ocorre ou por iniciativas das coordenações de curso/coordenações acadêmicas das unidades, ou por iniciativa da Proges, após análise e diagnose das situações acadêmico-pedagógicas de cada unidade ou subunidade acadêmica.

Solicitação dos Serviços

O prazo para o atendimento da demanda de acompanhamento pedagógico é de cinco dias, a partir da formalização do requerimento.

Como agendar atendimento individualizado?

Para solicitar atendimento individualizado clique aqui: Formulário para solicitação de atendimento individualizado

Para contato, sugestões e/ou dúvidas:

Fone: 2101-6530 (Coordenação Psicossociopedagógica)

E-mail: pedagogia.proges@gmail.com