Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Sobre o Serviço de Psicologia

13 de Abril de 2018 às 16:13

Ao ingressar na Universidade os estudantes passam a integrar um novo contexto, tendo que fazer parte de novos grupos e com isso percebem a necessidade de se familiarizar com o diferente sistema de ensino, com a maior autonomia de estudos exigidos pelo ensino superior e com as avaliações diferenciadas. A esse contexto acadêmico, muitos estudantes conseguem se adaptar e desenvolver-se com facilidade, descobrindo e construindo sua independência, e, nos momentos em que estão em situação de maior dificuldade, buscam sozinhos por alternativas e encontram caminhos para superá-la.

No entanto, isso não ocorre com todos os estudantes, pois alguns se sentem inseguros e sobrecarregados, entrando em conflito frente ao seu novo papel dentro da Instituição. Esses fatores que envolvem a entrada e adaptação na universidade influenciam diretamente no seu processo de aprendizagem e também na sua postura como estudante. Sendo assim, muitos estudantes, por não terem condições de superar os conflitos, acabam evadindo-se do curso ou apresentando baixo rendimento acadêmico.

Verifica-se que o apoio psicológico pode ser uma importante ferramenta de suporte ao estudante no processo de formação acadêmica. O trabalho realizado dentro das Instituições de ensino superior no sentido de acolher, orientar e acompanhar o corpo discente, é um espaço propício para implementação de ações de prevenção e intervenção mediante as demandas apresentadas, comumente, geradoras de estresse, contribuindo assim para o enfrentamento de eventuais prejuízos educacionais e ou psíquicos.

Dessa forma, a Pró-reitoria de Gestão estudantil (PROGES) por meio da Diretoria de Assistência estudantil (DAE) e Coordenação Psicossociopedagógica, disponibiliza aos estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) atendimento psicológico por meio de práticas individuais e coletivas, na perspectiva de promover a saúde mental, contribuindo para otimização da qualidade de vida, além de propiciar, no âmbito acadêmico, a reflexão sobre os diversos aspectos que compõem o conceito mais amplo de saúde.

Além dos atendimentos individuais e coletivos, o serviço de psicologia da PROGES/UFOPA, promove e apoia outras ações dentro da Universidade, tais como:


 

A atuação das psicólogas na PROGES/UFOPA contribui para a efetivação e cumprimento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), especialmente no que diz respeito a área de atenção à saúde e qualidade de vida do discente. Atualmente o serviço de psicologia da PROGES conta com as psicólogas Milena Rodrigues da Poça CRP 10ª 04733 e Viviane Moura Canto CRP 10ª 03870.

Como o atendimento psicológico acontece?

Os atendimentos são realizados exclusivamente de forma presencial, e ocorrem na modalidade de acolhimento individual e em grupo. O acolhimento individualizado não corresponde ao procedimento da psicoterapia, mas sim a um processo breve e focal, que objetiva a escuta, orientação e encaminhamentos para outros serviços quando necessário. Já os atendimentos em grupo se dão através do projeto Círculo Acolhedor e grupos operativos com temáticas específicas e pertinentes a realidade vivenciada pelo estudante. Para a condução e manejo dos atendimentos em grupo são utilizadas técnicas psicológicas de processos grupais e práticas circulares tendo como pressupostos a metodologia da Justiça Restaurativa e Terapia Comunitária Integrativa. Para acessar o serviço, faz-se necessário o agendamento prévio, preenchendo o formulário online ou solicitando formalmente, dependendo do caso, considerando a grande demanda pelo serviço.