Criado em 18 de Fevereiro de 2020 às 11:26

Doutorado Pleno nos EUA - Parceria Fulbright e CAPES

18 de Fevereiro de 2020 às 11:26

[DIVULGAÇÃO]

INSCRIÇÕES ABERTAS até 11.03.2020 no site https://fulbright.org.br/edital/doutorado_pleno/.

Bolsas para 2021, para curso de doutorado pleno nos EUA, nas principais universidades de pesquisa dos Estados Unidos. Este programa é uma  parceria entre a Comissão Fulbright e a CAPES.

• Ter nacionalidade brasileira e não possuir nacionalidade norte-americana
  • Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
  • Ter diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos;
  • Não ter cursado ou estar cursando doutorado ou ter título de doutor em qualquer área do conhecimento;
  • Ter disponibilidade para dedicar-se integralmente às atividades propostas e aprovadas durante todo o período da bolsa;
  • Possuir certificado com nota do teste de proficiência em língua inglesa válido, realizado após 1 de agosto de 2019 (ver pontuação mínima no edital); e
  • não acumular bolsa ou benePcio financeiro, de qualquer natureza, concedido por agência pública federal durante o período de vigência da bolsa pleiteada neste edital.

* caso o candidato ainda vá realizar o teste TOEFL ou GRE (este não obrigatório), indicar os código TOEFL 7522 e código GRE 4438 (Fulbright Commission in Brazil) no formulário de teste.

Benefícios

Nos três primeiros anos do doutorado pleno nos EUA, o bolsista receberá os seguintes benefícios:

• Taxas acadêmicas e administrativas, pagas diretamente pelo Programa à Universidade anfitriã
  • Estipêndio mensal variável, conforme o campus
  • Adicional de 50% do valor do estipêndio mensal para cobrir despesas de um dependente, exclusivamente ao cônjuge ou ao filho ou à filha
  • Seguro saúde para o bolsista e um dependente (ver edital)
  • Passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA, em classe econômica e para um dependente, desde que o bolsista conclua o doutorado dentro do prazo de seis anos
  • Auxílio instalação no valor de US$ 1.300,00 (um mil e trezentos dólares americanos).

A partir do quarto ano até a conclusão do doutorado, que deve ocorrer até o sexto ano, a Universidade anfitriã assumirá todos os custos relativos às taxas acadêmicas e administrativas, estipêndios mensais de subsistência e seguro saúde do bolsista. Durante este período, o adicional de 50% do valor do estipêndio mensal e o seguro saúde para o dependente continuarão a ser pagos diretamente ao bolsista pelo Programa.

Para informações completas acesse o site : https://fulbright.org.br/edital/doutorado_pleno/

Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica - 18/02/2020