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DIRETORIA DE PESQUISA

15 de Fevereiro de 2019 às 17:22

1.1 Competências:

I – Gerenciar a execução de programas e editais para apoio à pesquisa.

II – Gerenciar banco de dados sobre a atividade docente relacionada à pesquisa, na Universidade.

III - Viabilizar cadastro de grupos de pesquisa e dar-lhes visibilidade, na Instituição.

1.2. Normas que regem as atividades de competência desta Diretoria:

 1.3.    Solicitação de documentos:

Documento

Como solicitar?

Prazo de atendimento

Certificados de até 5 anos anteriores

E-mail 

Até 7 dias úteis

Declarações

E-mail

Até 5 dias úteis

 

1.4.  Grupos de Pesquisa

Os grupos de pesquisa reconhecidos pela Proppit e credenciados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq compõem as Unidades básicas para realização de pesquisas, na Instituição.

Para realizar o cadastro de um Grupo de Pesquisa, orienta-se:

a)      Pode ser solicitado por qualquer docente efetivo, desde que tenha titulação de Doutor(a).

b)      O Líder do pretenso grupo deve enviar um e-mail à Diretoria de Pesquisa, informando: Nome completo da(o) docente líder do Grupo; Título do e-mail: CADASTRO DE GRUPO DE PESQUISA.

c)       A diretoria de Pesquisa cadastrará a(o) líder na plataforma do CNPQ, possibilitando a(o) docente habilitação de perfil para editar as informações relativas ao Grupo.

d)      A Diretoria certificará o Grupo no Sistema.

Obs.: Cabe aos líderes dos grupos de pesquisa manter atualizados os dados referentes ao seu grupo (Art.190, Regimento da Ufopa).

Quais Grupos de Pesquisa existem na Universidade?

Os grupos são cadastrados e certificados na Plataforma Lattes – Diretório de Grupos de Pesquisa. A lista dos grupos de pesquisa da Ufopa pode ser consultada através do link: https://sigaa.ufopa.edu.br/sigaa/public/pesquisa/consulta_bases.jsf 

 

1.5.        Programas e Editais: Apresentação e Dúvidas Frequentes

1.5.1.    Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão

“A pesquisa deverá ser integrada com o ensino e a extensão, permitindo o crescimento e a maturação do conjunto das diferentes atividades-fim da Instituição” (Art. 186, § 2º – Regimento da Ufopa)

Notícias em breve! Aguarde!

 

1.5.2.    Programa de Bolsas para Iniciação Científica: Ufopa, CNPq e Fapespa

o    EDITAL 006/2018-PIBIC / PIBIT – FOMENTOS: UFOPA E CNPQ

O docente encaminha a solicitação via e-mail para a Diretoria de Pesquisa, com cópia para o(a) aluno(a) interessado(a) notificando justificativa formal para o cancelamento da bolsa. O(a) discente deve apresentar anexo a este e-mail relatório técnico devidamente assinado. 

o    EDITAIS 002/2017 & 004/2017 - PIBIC FAPESPA

O docente encaminha a solicitação via e-mail para a Diretoria de Pesquisa, com cópia para o(a) aluno(a) interessado(a) ,anexando: formulário de cancelamento, relatório técnico das atividades desenvolvidas pelo bolsista, e recibo do último pagamento. Os documentos estão disponíveis no Menu DOCUMENTOS, botão FORMULÁRIOS.  

o    EDITAL 006/2018-PIBIC / PIBIT – FOMENTOS: UFOPA E CNPQ

O docente deve encaminhar a solicitação para a substituição de bolsista, via e-mail, para a Diretoria de Pesquisa, com cópia para o(a) aluno(a) que sai e o(a) aluno que entra, apresentando no corpo do texto, justificativa formal para a substituição. O(a) aluno(a) que sai deve apresentar relatório técnico das atividades desenvolvidas, devidamente assinado. Aquele que está assumindo a bolsa deve apresentar documentos necessários para implementação da bolsa, conforme edital.

o    EDITAIS 002/2017 & 004/2017 - PIBIC FAPESPA

O docente deve encaminhar a solicitação para a substituição de bolsista, via e-mail, para a Diretoria de Pesquisa, com cópia para o(a) aluno(a) que sai e o(a) aluno que entra, anexando: formulário de cancelamento, formulário de substituição, relatório das atividades desenvolvidas pelo bolsista, e, recibos (se houver pendencias). Aquele que está assumindo a bolsa deve apresentar documentos necessários para implementação da bolsa, conforme edital.

Os documentos estão disponíveis no Menu DOCUMENTOS, botão FORMULÁRIOS

o    Conforme os Editais 004/2017 e 006/2018, é necessário informar imediatamente à Diretoria de Pesquisa. No corpo do e-mail, informe seu nome completo, modalidade da bolsa, período no qual estará ausente, e se a atividade a ser realizada durante a Mobilidade está relacionada ao Plano de Trabalho de Iniciação Científica. A atuação do aluno na mobilidade externa não implica em suspensão ou cancelamento de bolsa e esta unidade comunicará ao Comitê PIBIC, os alunos nesta situação.

A DPE não solicitará relatório parcial no ano de 2019, no entanto, cabe aos bolsistas entregar o relatório final, em até 30 dias ou após o término da vigência da bolsa, ou após o desligamento do aluno. Os modelos de relatório estão disponíveis no Menu DOCUMENTOS, botão FORMULÁRIOS

Lembrando: “A não apresentação de qualquer relatório pelo bolsista implicará o impedimento de participação do orientador no processo seletivo do Programa PIBIC/PIBITI no ano seguinte” (Item 3.1, p).

Qualquer afastamento docente é impeditivo para continuidade do desenvolvimento do plano de trabalho pelo bolsista, considerando que nos termos dos Editais é compromisso do(a) docente orientador(a): “É vedado ao orientador repassar a outro docente a orientação de seu bolsista. Em caso de impedimento do orientador, a bolsa retorna à Diretoria de Pesquisa da UFOPA;” (Alínea "N" do Item 3.1, Edital 006/2018-PIBIC / PIBIT – FOMENTOS: UFOPA E CNPQ // Alínea "L" do item 3, Edital 002/2017 & alínea "K" do item 3, Edital 004/2017 - FOMENTO FAPESPA).  

 

1.5.2      Programa Voluntário em Iniciação Científica

o    Orientações estarão descritas no Edital PIBIC a ser lançado em 2019.