Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 22 de Março de 2022 às 18:11

FADESP

A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento científico, social e tecnológico da Amazônia. Criada em 1977 para dar suporte às atividades da Universidade Federal do Pará (UFPA), atualmente, é um dos grandes agentes estratégicos da região Norte.

A FADESP atua na gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação da UFPA, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto Evandro Chagas (IEC) e Instituto Federal do Pará (IFPA), além de outras instituições parceiras.

Com a expertise adquirida em mais de 40 anos de atuação, a FADESP possui o diferencial de gerir projetos que têm como foco o meio ambiente amazônico e o desenvolvimento sustentável. No apoio à pesquisa, atua na viabilização de programas e projetos científicos, intermediando as parcerias entre instituições que atuam nos mais diversos segmentos e o corpo docente da UFPA e de outras IES. Por meio dessa intermediação, são alcançados resultados para a comunidade, objetivo de suas ações.

No âmbito da RIDH, a Fadesp atua como fundação de apoio ao projeto Centro de Design do Tapajós, cujo objetivo está cerceado em criar um Núcleo de Design em Santarém, para orientar inovações, ensino, pesquisa e extensão, com ações efetivas para fortalecer a economia criativa, agregar valor a produtos e serviços da região e dar visibilidade aos recursos do território. 

 

Texto: Neylaine Santana / Comunicação RIDH.