Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 21 de Fevereiro de 2022 às 16:55

Paem ABARÉ

Considerando a declaração mundial de pandemia em decorrência da disseminação do novo coronavírus (Sars Cov-2), as atividades do Navio Hospital Escola ABARÉ, Unidade Básica de Saúde Fluvial – UBSF de propriedade da Ufopa, sofreram severas alterações nas práticas de sanitização e higiene, tanto da embarcação quanto das equipes atuantes.

   
Neste sentido, o papel do ABARÉ nas localidades ribeirinhas das regiões dos rios Arapiuns e Tapajós se intensificou, levando aos comunitários, por muitas vezes, a única oportunidade de receber alguma assistência em saúde. Ainda, a situação de pandemia se mostrou desfavorável para que as pessoas se deslocassem de suas comunidades até Santarém ou outra cidade a fim de receber serviços de saúde, pois este deslocamento poderia representar risco não só à pessoa em si, mas também à sua família e, por que não dizer, a toda uma comunidade.


Coordenado pela Prof.ª Drª Marcella Costa Radael (Campus Universitário de Monte Alegre) e com equipe formada por servidores da Rede Integrada do Desenvolvimento Humano, foi aprovado o projeto "Prevenção e Combate à Covid-19 nas Comunidades Ribeirinhas Atendidas pelo Navio Hospital Escola ABARÉ nas Regiões dos Rios Tapajós e Arapiuns", também chamado de Paem ABARÉ. 


O projeto disponibiliza um kit de prevenção à Covid-19 composto por 1 máscara de tecido, 1 frasco de 50ml de sabonete líquido e 1 frasco de 50ml de álcool em gel 70% para cada indivíduo atendido por algum serviço de saúde oferecido durante as ações do Navio H/E ABARÉ  nas comunidades ribeirinhas. Tais kits são acompanhados de orientação e material informativo com linguagem adequada às populações locais.


As ações de monitoramento dos ribeirinhos quanto ao diagnóstico da Covid-19 têm sido realizadas junto aos atendimentos do ABARÉ por meio de coleta de material para aplicação de testes rápidos. Indiretamente, os familiares e pessoas de convivência dos comunitários que utilizam os serviços de saúde do Navio Hospital Escola ABARÉ serão beneficiados com a iniciativa deste projeto, visto que o risco dessas pessoas se tornarem vetores do vírus será reduzido com o atendimento às orientações constantes no material educativo, bem como o uso do produto sanitizante.


Importante salientar que este projeto contribui com o incremento da economia do município de Monte Alegre, já que a confecção das máscaras e das sacolas de TNT ficam por conta de costureiras locais.

 

Texto: Neylaine Santana e Flavia Rebello / Comunicação RIDH

 

/media/file/site/ridh/imagens/2022/abdc2252514c20c87283775670a81805.jpg