Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 21 de Fevereiro de 2022 às 17:00

Paem Natal Solidário IBEF

Em virtude da atual situação vivenciada pelo mundo por conta da pandemia da Covid-19, várias atividades consideradas não essenciais tiveram suas atividades presenciais suspensas, incentivando o isolamento social.


Diante dessa situação, algumas atividades de extensão do ano de 2019 foram prorrogadas e, seguindo este novo cenário, o projeto intitulado “IBEF Solidário”, que promove uma série de ações ao longo do ano com vistas à assistência social e que estava seguindo um tipo de plano de trabalho durante as suas diversas realizações, se viu obrigado a adequar-se à nova realidade.


Neste sentido, a proposta para o evento “Natal Solidário do IBEF ” é de uma ação do tipo delivery, que foi programada em etapas, a saber: 1) arrecadação de recursos para aquisição de materiais escolares, alimentos e brinquedos; 2) preparação dos kits em quantidade suficiente para atender a todos os alunos da escola escolhida nesta edição do evento; 3) viagem de entrega dos materiais escolares acompanhados de lanche individual (acondicionado em embalagens próprias) e brinquedos, conforme a idade escolar de cada aluno.


Para o ano de 2020 foi escolhida a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Felipe Corrêa Picanço, localizada na comunidade ribeirinha de Campos do Aramanaí na região do Urucurituba, no rio Tapajós, próximo a Santarém. A unidade atende 51 alunos, que frequentam turmas da Educação Infantil ao 9° ano na faixa etária de 04 a 16 anos.


Por se tratar de uma comunidade de várzea com acesso somente pelo rio, a equipe da RIDH, atual gestora do Navio Hospital Escola ABARÉ, disponibilizou suas lanchas de apoio para o transporte dos materiais preparados para os alunos da escola da localidade. 


Considerando a atual situação de pandemia e a necessidade de prevenir e combater a disseminação da Covid-19, a equipe do projeto, que é coordenado pela Prof.ªDrª Andreá Vinente Guimarães (IBEF) e tem como membros servidores da RIDH, acredita que pode colaborar no evento “Natal Solidário do Ibef 2020” distribuindo material orientativo em linguagem adequada às crianças e adolescentes, frascos de 50ml de álcool gel 70% e máscaras descartáveis para todos os alunos e professores. A intenção é que os materiais de prevenção, assim como os demais já pretendidos pela equipe do IBEF, sejam entregues à Diretora da escola que, atendendo aos protocolos sanitários, está encarregada da distribuição aos alunos de forma a não promover aglomerações no espaço. Para a escola foi pensada também a entrega de totens para dispensar álcool gel 70%.


Indiretamente, os familiares e pessoas de convivência dos alunos serão beneficiados com a iniciativa deste projeto, sendo então considerados público-alvo externo, visto que o risco dessas pessoas se tornarem vetores do vírus será reduzido com o atendimento às orientações constantes no material educativo, bem como o uso do produto sanitizante.


Texto: Neylaine Santana e Flavia Rebello / Comunicação RIDH

/media/file/site/ridh/imagens/2022/c0c220ca5cee00cbc55d7b6fb73e5331.jpg