Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 21 de Fevereiro de 2022 às 16:55

Paem Superfícies

Coordenado pela Profa Dra Kariane Mendes Nunes (Isco) e com equipe formada por servidores da RIDH, foi aprovado o projeto "Prevenção e Combate à Covid-19 em Superfícies de Trabalho nos Espaços da Ufopa e Mapeamento Epidemiológico dos Servidores", também chamado de Paem SUPERFÍCIES. 


Considerando a declaração mundial de pandemia em decorrência da disseminação do novo coronavírus (Covid-19), as atividades econômicas ditas não essenciais sofreram alterações quanto ao seu modelo de execução, permitindo que muitos servidores pudessem trabalhar de maneira remota. 


Dentro deste contexto, as atividades acadêmicas e administrativas na Universidade Federal do Oeste do Pará estão suspensas de forma presencial desde março de 2020, conforme deliberação do Comitê Permanente de Crise para Prevenção e Combate ao Coronavírus (Covid-19), instituído por meio da Portaria nº 123, de 17 de março de 2021. No entanto, algumas atividades não puderam ser paralisadas por completo na modalidade presencial, pois apresentavam demandas que requeriam a presença de servidores aos locais, tais como laboratórios com manipulação de animais ou mesmo experimentos que, se deixados de lado, acarretariam sérios prejuízos ao desenvolvimento da ciência. 


Na iminência de um retorno mesmo que parcial das atividades, se faz necessário enfatizar procedimentos de higienização não somente pessoal com a lavagem constante das mãos, uso de máscaras (descartáveis ou de tecido) e outros acessórios e ações, mas também de sanitização das superfícies de trabalho da Ufopa (computadores, teclados, mesas, mouse, mouse pad, cadeiras, bancadas e equipamentos) que são manuseados diariamente.


Desta forma, o Paem SUPERFÍCIES se propõe a implementar protocolos de higienização das superfícies de trabalho nos espaços da Ufopa, disponibilizando materiais orientativos e produto sanitizante (álcool líquido 70%) a fim de promover a segurança na retomada das atividades laborais no formato presencial ou semipresencial como ferramenta no combate e prevenção à Covid-19, com monitoramento do perfil epidemiológico dos servidores durante seu retorno ao trabalho ainda em período de pandemia.


O projeto, em sua versão inicial, se dispunha a distribuir kits de biossegurança (1 frasco de 150ml de álcool líquido 70% para uso individual e frascos de 500ml de álcool líquido 70% para os espaços de uso coletivo). Além disso, peças de divulgação digital seriam elaboradas e distribuídas nas redes sociais com o intuito de sensibilizar os servidores quanto às boas práticas de higienização.  


Ainda, a gestão da Ufopa entendeu que seria interessante ampliar a oferta de itens de biossegurança e, em acordo com a equipe do projeto, disponibilizou 4 máscaras em tecido personalizadas, 2 máscaras modelo N95/PFF2, 1 frasco de 50ml de álcool em gel 70% e 1 máscara face shield em cada um dos kits.
O mapeamento epidemiológico, que inicialmente seria feito quando da distribuição dos kits, foi alterado considerando a prorrogação da vigência do projeto até julho de 2022. Desta forma, em maio deste ano os servidores que receberam seus kits responderão um questionário virtual que servirá de subsídio às ações de segurança e qualidade de vida promovidas pela Ufopa.


Texto: Neylaine Santana e Flávia Rebello / Comunicação RIDH.

/media/file/site/ridh/imagens/2022/2245956ed301a5c56ac82937d9b4ba39.jpg