Ultima atualização em 28 de Novembro de 2019 às 10:27

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN

MOÇÃO DE REPÚDIO À FALA DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO ABRAHAM WEINTRAUB

O Conselho Universitário – Consun da Universidade Federal do Oeste do Pará, em reunião ordinária, no dia 27 de novembro de 2019, em Santarém-Pará, vem a público repudiar as palavras do ministro da Educação Abraham Weintraub que desqualificam as universidades públicas no Brasil, acusando-as de utilizar seus espaços para “plantação extensiva de maconha” e “laboratórios de química com desenvolvimento de drogas sintéticas, como a metanfetamina”. Lembramos que este fato se soma a outras ofensas já ocorridas neste ano.

Essas falas difamatórias atacam a honra e a autonomia da universidade pública que historicamente e comprovadamente é uma das instituições, que ao produzir ciência e tecnologia com qualidade, contribui para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade brasileira.

Exigimos respeito às universidades públicas e defendemos que um ministro da educação não pode ser inimigo das universidades, considerando que  se espera de um ministro de Estado uma postura ética e o zelo pelo ensino público, gratuito e de qualidade.

Conselho Universitário da Ufopa

/media/file/site/sege/imagens/2019/961aa3bf95ee3e47ac8a474eb64c4084.jpeg