Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 29 de Novembro de 2019 às 15:57

Bibliotecas da Ufopa em Santarém passam a contar com tecnologia antifurto


Desde o fim de outubro, o Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Ufopa conta com uma nova tecnologia antifurto em suas unidades localizadas no campus Santarém. A tecnologia RFID é a mais recente ferramenta utilizada em bibliotecas para detecção de furto, autoatendimento e gerenciamento em nível de item, acelerando o registro de entrada e saída de material e o inventário do acervo. O equipamento compreende um conjunto básico de antenas antifurto, etiquetas desativadoras e reativadoras, e leitores ópticos, de mesa e manual.

No período de 28 a 30 de outubro, o equipamento foi instalado nas bibliotecas das unidades Tapajós e Rondon. Ainda no dia 30, bibliotecários e assistentes administrativos do Sibi, juntamente com servidores do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), receberam o treinamento de uso e manuseio da ferramenta. O objetivo da ação é garantir a guarda do patrimônio material e imaterial da Universidade, assim como a conservação do acervo.

Após o treinamento dos servidores, o passo seguinte é a etiquetagem dos livros. A primeira a entrar nessa fase será a biblioteca do Rondon, que tem um acervo de livros estimado em 19.400 unidades. Em breve, o Sibi deverá informar o período de fechamento da biblioteca do Rondon para que seja realizada esta atividade.

A intenção é que, posteriormente, a tecnologia seja adquirida para as unidades de bibliotecas nos outros campi.

Comunicação/Ufopa

26/11/2019

Servidores do Sibi recebem treinamento para uso e manuseio da tecnologia antifurto RFID. Fonte: SIBI/UFOPA