Ultima atualização em 27 de Novembro de 2019 às 16:35

Debate sobre diversidade intelectual afro-brasileira encerra programação na Festa Literária

O primeiro estande da Ufopa na Festa Literária foi organizado conjuntamente por Sibi e Procce.

Uma roda de conversa marcada pela diversidade de vozes – da qual participaram uma professora, uma jornalista, uma cantora negra, um filho de santo e um babalorixá – encerrou a programação do estande da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) na 23ª Feira Pan-Amazônia do Livro e das Multivozes – Festa Literária de Santarém, na tarde de domingo, 17, no Espaço Pérola do Tapajós.

A roda de conversa multivozes "Produção intelectual afro-brasileira: da música aos terreiros" reuniu o estudante de Direito e filho de santo Kisse Valente, a cantora negra Marcelle Almeida, a jornalista Lenne Santos e o babalorixá Clodomilson de Ogum, com mediação da Prof. Beatriz Moura (ICS). Durante cerca de uma hora os participantes falaram sobre suas experiências de vida, seu trabalho e a relação da sua atividade no contexto social. Formada em música pela Universidade do Estado do Pará (Uepa/Santarém), Marcelle Almeida, que escolheu o samba para nortear suas apresentações em bares da cidade de Santarém, relatou situações que é obrigada a enfrentar. “Muitas vezes já tive que provar quem eu sou. Muitas vezes combinamos apresentações pelo telefone e, quando chego no local para me apresentar, costumo ouvir: 'Mas você é mesmo a Marcelle?' Sim, sou eu. Como negra e mulher, também já sofri assédio sexual. É um desafio que temos que vencer a cada dia”, completou.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/552499d3b31d4a966ca25c85baa3e1d7.jpeg

Roda de conversa sobre produção intelectual afro-brasileira.

Atividades da Semana – No período de 8 a 17 de novembro foram realizadas no estande da Ufopa diversas ações promovidas pelas unidades acadêmicas com o apoio das unidades administrativas. Da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), os discentes indígenas apresentaram a cartilha de combate ao racismo institucional. Da Pró-Reitoria de Cultura Comunidade e Extensão (Procce), foram realizadas sessões de filmes do projeto de extensão “Cine Pipoca”, entre outras atividades.

Promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação das Expressões Afro-Brasileiras do Pará e Caribé (NPDAFRO), o bate-papo com a Prof. Dra. Carla Ramos Munzanzu (Ufopa) abordou o tema "Teoria Queer na Terra dos Encantados". Do Instituto de Ciências da Saúde (Isco) foram levadas ações e resultados de projetos de extensão voltados para as mulheres.

No feriado do dia 15 de novembro, o Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) apresentou resumo das atividades e da produção literária. Ne estande também ocorreu o lançamento do livro "Direitos Indígenas e poder judiciário: o caso da Terra Indígena do Maró", do ex-aluno do curso de Direito da Ufopa Ib Sales Tapajós.

Primeira vez – Em 2019, foi a primeira participação da Ufopa na Festa Literária, que em anos anteriores era chamada Salão do Livro do Baixo Amazonas. No estande, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e do Sistema de Bibliotecas (Sibi), foram realizadas diversas programações que apresentaram projetos e pesquisas que estão sendo realizadas dentro da universidade. O estande foi cedido para Ufopa sem custos, o que resultou de uma parceria na qual a universidade ajudou a coordenação da Festa a organizar parte da programação.

Avaliação e perspectivas para 2020 – De acordo com o diretor do Sistema de Bibliotecas (Sibi), Mayco Chaves, a participação na Festa literária, por meio do estande, foi um grande sucesso, e além disso um marco: “Foi a primeira vez que a Ufopa conseguiu um espaço dentro da Festa, que antes era chamada de Salão do Livro do Baixo Amazonas, para mostrar os serviços, ações e projetos. Conseguimos envolver grande parte das unidades acadêmicas e administrativas e também participar da programação geral da Festa”. Quanto às perspectivas para o ano que vem, ele anunciou que “a Secretaria de Cultura do Estado e a Prefeitura de Santarém já sinalizaram que a universidade deve continuar como parceira, colaborando com organização da Festa a elaborar a programação geral. Com certeza, no ano que vem, vamos ter um espaço para a universidade e conseguiremos mobilizar cada vez mais as unidades (acadêmicas e administrativas) sobre a importância desse momento de incentivo à leitura, e principalmente de participação nesse espaço”.

Festa Literária de Santarém – A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que este ano teve como homenageados os escritores Zélia Amador e Paes Loureiro, é promovida pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e ocorre em Belém. Foi regionalizada e também ocorre em alguns municípios do estado, entre eles Santarém. A Festa Literária de Santarém faz parte desta regionalização.

Lenne Santos - Comunicação/Ufopa

20/11/2019

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/1a4a38f8b9afd7f6da46700a39fddcfb.jpeg

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/eb41c55a0b89a3fa3dc6135bd8a98127.jpeg

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/4eb5564f04876df19730af7c7e097842.jpeg

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/6cb9e39106dea28ae2ba99bbde52a5f2.jpeg

Alguns momentos da participação da Ufopa na Festa Literária de Santarém 2019. Fotos: Acervo do Sibi/Ufopa.

Roda de conversa sobre produção intelectual afro-brasileira.