Ultima atualização em 27 de Julho de 2021 às 10:19

Solicitação de ISBN e ISSN

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Ufopa faz a mediação entre autores e a Câmara Brasileira do Livro (CBL) no processo de solicitação do ISBN. É importante destacar que esse serviço está disponível apenas para servidores (técnicos e professores) e alunos da Ufopa. Vale salientar, ainda, que a obra deve, necessariamente, ser resultado de um projeto, pesquisa, evento e/ou produto institucional. Isso quer dizer que, obras de caráter pessoal (ainda que científicas) não serão consideradas aptas para o serviço.

O usuário que possuir responsabilidade na autoria de uma obra pode solicitar a emissão do ISBN pelo e-mail: sibi.referencia@ufopa.edu.br.

Observação: A emissão do ISBN é feita pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o SIBI/Ufopa é apenas um mediador deste processo. O prazo de atendimento a esta solicitação está intimamente ligado à análise da CBL e pagamento das taxas de publicação. Normalmente, caso a obra estiver em conformidade com todas as diretrizes de publicação institucionalizadas pela CBL, esta solicitação costuma ser atendida e finalizada em até 10 dias úteis.

O ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído. Isto é, um evento ou periódico responderá a um único ISSN, não necessitando que a cada edição um novo número seja solicitado.

O órgão responsável pela emissão do ISSN é o Centro Brasileiro do ISSN, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Você pode ter acesso à todas as orientações no site institucional do Centro Brasileiro do ISSN, desde 2016 esta emissão é gratuita e realizada através do preenchimento e envio de formulários via Correios.

Acesse aqui o site para realizar a sua solicitação de ISSN: http://cbissn.ibict.br/index.php/solicitar-issn

Observação: Em caso de dúvidas, o Setor de Informação e Referência de nossas bibliotecas poderão auxiliar neste processo de solicitação. Nos envie um e-mail através do endereço: sibi.referencia@ufopa.edu.br