Ultima atualização em 22 de Maio de 2020 às 11:45

Álcool em gel envasado na Farmaufopa atende a profissionais de saúde de Santarém e região

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), está envasando álcool em gel destinado à prevenção de profissionais que trabalham em unidades básicas de saúde e no Hospital Municipal de Santarém. O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública/Núcleo Santarém também está sendo beneficiado com a ação.

“A ideia dessas parcerias, com esse reenvasamento, é que esses frascos menores possam alcançar o maior número de técnicos da saúde possível”, afirmou o Prof. Dr. Wilson Sabino, diretor do Isco.

A responsável direta pela ação é a coordenadora da Farmácia Universitária (Farmaufopa) e vice-diretora do Isco, Profa. Dra. Flávia Garcez. “No total recebemos da prefeitura 350 litros de álcool em gel para reenvasamento. Ressalto que é muito importante que esse reenvasamento siga normas, critérios de boas práticas de manipulação, sob a supervisão da Vigilância Sanitária, para que se evite manipulação de forma irregular, sem nenhum tipo de limpeza no local, que possa vir até a contaminar o produto famacêutico”, informou.

O envasamento conta com o apoio técnico de enfermeiros que atuam na Farmaufopa e também dos profissionais que integram o curso de Residência em Saúde (Isco): “Eles dão apoio na limpeza e rotulagem dos frascos”. A responsável técnica da Farmaufopa é a farmacêutica Daniele Ferreira da Silva, ex-aluna do curso de Farmácia da Ufopa.

Esse envasamento segue todos os critérios de “boas práticas de manipulação”, segue rigorosamente a nota técnica da Anvisa e “é realizado por profissionais farmacêuticos com registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF)”, alerta Garcez.

A Farmaufopa está instalada no prédio do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), anexo à Unidade Tapajós da Ufopa. “Estamos trabalhando na aquisição de insumos e equipamentos e também fazendo algumas adequações em relação à legalização da Farmaufopa junto às agências reguladoras, como Anvisa e Conselho Regional de Farmárcia”, afirmou a coordenadora.

“Também recebemos o pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública/Núcleo Santarém para que fosse feito o envasamento de mil frascos de 30 ml de álcool em gel para que posteriormente fossem doados aos profissionais de saúde daqui de Santarém. Foram mil frascos, também com todos os procedimentos das boas práticas, entregues e rotulados de acordo com a normativa”.

Sandro Pacheco, diretor de Organização da Executiva Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública (Sintesp), ressaltou a importância da parceria. “Estamos nessa parceria com a Ufopa para minimizar os riscos à saúde dos trabalhadores que estão no dia a dia enfrentando esse vírus, que está causando pânico e terror na população”. A pedido do Sintesp, a Farmaufopa envasou frascos de 34 ml de álcool em gel, que estão sendo distribuídos aos profissionais de saúde de Santarém e de municípios da região Oeste para eles usarem “em suas bolsas para higienizar as mãos”.

Trabalho parado por causa do lockdown – O trabalho de envasamento foi interrompido temporariamente, mas vai ser retomado. “Nós suspendemos as atividades durante este período de lockdown, por causa da dificuldade de deslocamento dos profissionais; mas assim que passar, iremos retomar o trabalho de envasamento”, informou Garcez.

Lenne Santos Comunicação/Ufopa

22/5/2020