Ultima atualização em 21 de Novembro de 2019 às 11:55

Aluno da Ufopa leva o prêmio de melhor artigo em encontro nacional

Durante o XV Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC), Jorge Luiz Figueira da Silva Júnior, aluno do curso de Ciência da Computação da Ufopa, ganhou o prêmio de melhor artigo de alunos de graduação. Ao todo concorreram ao prêmio cinco trabalhos.

O evento ocorreu de 15 a 18 de outubro em Salvador, BA. O ENIAC é indexado pelo Qualis da Capes na área de ciências da computação. A cerimônia de entrega da premiação ocorreu no jantar solene do evento, realizado concomitantemente ao 8th Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS). O prêmio busca reconhecer o mérito técnico-científico de pesquisas conduzidas por alunos de graduação.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/cc7e9aab98873d1f9c4bd1fdeffe10bc.jpg
Jorge Luiz ao lado do orientador, Prof. Fábio Lobato.

O trabalho, intitulado “A Lyric-Based Approach for Brazilian Music Knowledge Discovery: Brazilian Country Music as a Case Study”, foi orientado pelo Prof. Dr. Fábio Lobato, da Ufopa, em parceria com o Prof. Dr. Rafael G. Rossi, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A parceria foi fruto do Programa de Mobilidade Acadêmica Externa Temporária Nacional (edital 082/2018-Proen). O trabalho também foi financiado parcialmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para o Prof. Fábio Lobato, estes editais de mobilidade acadêmica são muito importantes para complementar a formação dos discentes. “O Jorge desenvolveu atividades por três semanas na UFMS, junto ao Laboratório de Inovação em Engenharia de Software (LivES), e lá conseguiu concluir os experimentos do artigo. Este também é o tema do trabalho de conclusão de curso dele”, explica.

Para o discente, a experiência obtida no intercâmbio superou as suas expectativas. Jorge afirma que “esse estágio, embora curto, me permitiu atuar com outros pesquisadores do meu campo de estudo, e isso trouxe ganhos significativos para o meu trabalho, além da experiência de vida, é claro”. O discente acredita que “a combinação das técnicas desenvolvidas na Ufopa com os métodos estudados na UFMS foi o que conferiu o diferencial ao trabalho, possibilitando concorrer ao prêmio”.

Após o seu retorno, Jorge terá um curto período em Santarém, pois logo embarca para outro estágio, desta vez no Social CRM Research Center, vinculado à Universidade de Leipzig, na Alemanha. O discente irá atuar por três meses em um projeto financiado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, no qual o seu orientador atua como coordenador das atividades conduzidas no Brasil.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/a13aa0ddb89c53bfba53a877aa2f63d2.jpg
Jorge Luiz e o Prof. Fábio Lobato com o certificado de melhor artigo.

21/10/2019