Ultima atualização em 2 de Outubro de 2018 às 11:38

Aluno da Ufopa recebe prêmio nacional de melhor monografia de conclusão de curso

Anderson Márcio Amaral Lima, egresso do bacharelado em Arqueologia da Ufopa, recebeu o Prêmio Luiz Castro de Faria na categoria Monografia de Conclusão de Curso. A organização foi do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O título do trabalho premiado é "Contextualização espacial, histórica e tecnológica dos muiraquitãs", e foi orientado pelo professor Claide de Paula Moraes, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufopa.

Desde criança Anderson é apaixonado pela arqueologia. Quando entrou no curso da Ufopa, trazia na bagagem alguns anos de experiência e conhecimentos sobre os sítios arqueológicos da região, além de possuir uma das mais ricas coleções de materiais arqueológicos (que estão atualmente sob guarda do Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendaju).

Ao longo do curso, dedicou-se a estudar um dos mais importantes símbolos da cidade de Santarém: o muiraquitã. Atualmente Márcio é arqueólogo do Instituto Mamirauá, em Tefé, estado do Amazonas, e se prepara para ingressar no mestrado.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/b8ccf5576ed90179975abe428a06e5d4.jpg

Confira aqui a nota do Iphan sobre os vencedores do Prêmio Luiz de Castro Faria em 2018.

1/10/2018