Ultima atualização em 30 de Abril de 2019 às 12:05
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) completou, na última quarta-feira, 24 de abril, 17 anos de legalização, estabelecida por meio da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Ações marcaram essa celebração.
O programa de extensão "Libras no Oeste do Pará: formação linguística e educacional" participou do mês da diversidade na Cargill, empresa instalada em Santarém.
Com o objetivo de promover reflexões quanto à importância da inclusão, durante o mês de abril, várias atividades foram realizadas nas unidades brasileiras da empresa, com temas voltados às práticas da inclusão de diversos públicos. Em Santarém, uma das ações foi o Diálogo Diário de Segurança (DDS), realizado no dia 26 de abril com funcionários do terminal e da frota fluvial da Cargill. Os facilitadores foram os professores Hector Calixto e Darlene Seabra, da Universidade Federal do Oeste do Pará.
Durante a atividade, foi destacada a importância do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunicação com indivíduos surdos e para acessibilidade e criação de oportunidades no mercado de trabalho.
Atividades na Ufopa
A comemoração também foi realizada na Ufopa com a atividade Libras-feira, que ocorreu na Unidade Rondon, Campus Santarém, das 17h às 20h, com exposição de material didático, jogos, carimbó de casal surdo e palhaças em Libras.
O uso de difusão da Libras no Oeste do Pará é objetivo principal do programa de extensão "Libras no Oeste do Pará: formação linguística e educacional" e também do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Surdos (Gepes), coordenado pela professora Eleny Cavalcante e integrado também pelas professoras Carina Mota, Darlene Lira e Hector Calixto, do Instituto de Ciências da Educação (Iced).
Curso de Libras
No dia 24 de abril, o Núcleo de Acessibilidade, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), iniciou um curso básico de Língua Brasileira de Sinais, voltado para professores e técnicos da Ufopa. Será um curso com carga horária de 60 horas, com aulas às quartas-feiras, das 15h às 18h.
A previsão é de que o curso básico se encerre em 11 de setembro de 2019, pois em julho haverá pausa das atividades devido ao período de férias.
As aulas ocorrem na sala 4 do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas ICTA), Anexo da Unidade Amazônia. Mais informações no Núcleo de Acessibilidade: (93) 2101-7610, nucleodeacessibilidade@ufopa.edu.br.
Comunicação/Ufopa
30/4/2019