Ultima atualização em 28 de Novembro de 2018 às 17:30

Avaliação Institucional Interna prossegue até o dia 7 de dezembro

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) prorrogou o prazo até o dia 7 de dezembro de 2018 para a realização da Avaliação Institucional Interna, que contemplará as dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Promovida pela CPA, a avaliação constitui um espaço formal e sistematizado para que todos os integrantes da comunidade acadêmica tenham a oportunidade de se posicionar sobre a vivência institucional, manifestando suas percepções e compreensões sobre os aspectos avaliados.

“Apesar de não ser obrigatória, a participação de todos é importante não apenas pela necessidade de coleta da melhor amostra estatística, mas, sobretudo, porque a avaliação institucional interna constitui um espaço democrático de participação da comunidade acadêmica na gestão institucional, considerando que os seus resultados devem, conforme diretriz anunciada no Plano de Desenvolvimento Institucional, subsidiar o planejamento e a tomada de decisão para a gestão da Universidade”, explica a professora Lílian Aquino Oliveira, membro da CPA.

De acordo com a CPA, serão avaliadores institucionais alunos e professores dos cursos de graduação e técnicos administrativos em educação da sede e das unidades fora da sede. “2018 será o primeiro ano em que as unidades fora de sede participarão desse processo, tendo a oportunidade de, formal e sistematicamente, avaliar a universidade”, esclarece Lílian Aquino.

A Ufopa deve encaminhar seu relatório de avaliação institucional interna ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), até o dia 30 de março de cada ano. “Esta avaliação, que é planejada e organizada pela CPA, materializa a interface interna de avaliação do Sinaes, que tem em sua interface externa o Enade, a avaliação de cursos in loco para reconhecimento e a avaliação da instituição para recredenciamento. Portanto, a avaliação institucional interna relaciona-se diretamente à avaliação externa de cursos e da instituição”, explica Lílian Aquino.

Como participar da Avaliação - A avaliação é realizada por meio eletrônico. Para participar, o estudante ou servidor deve acessar os Sistemas Integrados de Gestão da Ufopa (SIGAA, SIGADMIN, SIGRH, SIPAC) e responder à avaliação. O questionário é objetivo, havendo espaço para registro subjetivo de opiniões, sugestões e críticas, inclusive ao próprio processo de avaliação.

Em 2018 serão avaliadas as dez dimensões do Sinaes:

• Missão e PDI
  • Política para ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão
  • Responsabilidade social da IES
  • Comunicação com a sociedade
  • As políticas de pessoal, carreiras do corpo docente e de técnico-administrativo
  • Organização de gestão da IES
  • Infraestrutura física
  • Planejamento de avaliação
  • Políticas de atendimento aos estudantes
  • Sustentabilidade financeira

Comunicação/Ufopa, com informações da CPA

9/11/2018, atualizada em 19/11/2018, 20/11/2018 e 26/11/2018.