Ultima atualização em 10 de Julho de 2020 às 10:47

Campus Itaituba distribui totens de higienização para combate à pandemia

Uma ação voluntária do Campus Itaituba da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) já distribuiu dez totens para álcool em gel para auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus. Os suportes de higienização foram produzidos por alunos do curso de Engenharia Civil e doados a postos de saúde e canteiros de obras em Itaituba e ao Restaurante Universitário da Ufopa, em Santarém.

O totem para álcool em gel é colocado em áreas para grande circulação de pessoas. O mecanismo permite que o dispensador de álcool seja acionado por meio de um pedal, evitando o contato com as mãos. O suporte é elaborado com canos PVC e tem baixo custo de produção, podendo ser produzido até mesmo com sobras de obras.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/6a99c369f497c3147d75a11cb0ea94e0.jpg
Os estudantes fizeram doações aos postos de saúde dos bairros Liberdade e Piracanã, em Itaituba.
/media/file/site/ufopa/imagens/2020/41d395bc1daa825575eeb13d12cfa27c.jpg
Totens entregues ao RU/Ufopa e à equipe de obras da sede do Campus Itaituba.

O diretor do campus, Luamim Sales Tapajós conta como a ideia surgiu:“A professora Marcella Radael, diretora do Campus Monte Alegre, enviou um vídeo mostrando um totem feito dessa forma. Eu verifiquei que seria possível produzir com o apoio dos alunos do Campus Itaituba e seria bem temático, visto que se utilizam materiais de construção, tendo mais apelo ao se utilizar sobras de obras”.

A partir daí, o desafio foi lançado aos alunos, que iniciaram a produção nas próprias casas, com orientação do professor, e tomaram a iniciativa de fazer as doações. “Alguns alunos relataram que suas famílias gostaram de participar da montagem juntos, como uma atividade de entretenimento para toda a família”, comenta Luamim.

A ação será transformada em projeto de extensão, com a meta de atender a todos os campi da Ufopa e pontos estratégicos da cidade de Itaituba, por meio de parcerias.

A iniciativa também aceita doações de materiais. O telefone para informações aos interessados em doar é (93) 99179-1060.

09/07/2020