Ultima atualização em 19 de Janeiro de 2022 às 00:26
Promovido pela Coordenação de Esporte e Lazer (CEL), com a parceria da empresa Crono Santarém, o I Desafio Ciclístico marcou o encerramento do I Circuito Esportivo da Ufopa, realizado em comemoração dos 12 anos de fundação da universidade e também dos 8 anos da Fazenda Experimental, onde o evento ocorreu, no último sábado, 11 de dezembro.
Menos da metade dos atletas inscritos conseguiu concluir o percurso de 18 km previstos inicialmente, e que teve de ser reduzido por causa da lama. As fortes chuvas que têm caído na cidade, principalmente as da noite anterior à competição, deixaram intrafegáveis partes do percurso.
Entre os atletas que conseguiram cumprir a prova, o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, conquistou o 1º lugar na categoria servidor masculino (1h22min20s), seguido pelos atletas servidores Everson Silva dos Santos e Roseilson Sousa do Vale. Na categoria comunidade masculino, o 1º lugar foi conquistado pelo atleta Diego Ruan de Sousa Rebelo (1h15min06s).
Na categoria servidor feminino, subiram no pódio: Amanda Gizelle de Araújo Pereira (1h53min46s), em 1º lugar, e a professora Daniela Pauletto, em 2º lugar.
8 anos da Fazenda Experimental — O I desafio Ciclístico ocorreu nas instalações da Fazenda Experimental para marcar os 8 anos de sua fundação. Com 640 hectares destinados ao ensino, à pesquisa e a projetos de extensão voltados principalmente para as áreas contempladas no Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), o local atualmente é coordenado pelo professor Ronaldo Francisco de Lima, que falou sobre as ações que estão em fase de implementação na Fazenda.
“Estamos em implantação do setor zootécnico, setor de bovinocultura de corte, uma granja leiteira, setor de suinocultura, setor de avicultura; e estamos para implantar, ainda neste ano, o setor de ovinocultura. Esses setores vão atender ao curso de Zootecnica. Nós estamos também já em fase de desenvolvimento de um sistema de silvicultura [estudo de métodos naturais e artificiais de regeneração para melhorar as florestas]. Estamos trabalhando também num projeto de manejo de açaí. Foi concluído hoje o inventário florestal da fazenda”. E completou: “A nossa intenção é tornar a fazenda autossustentável financeiramente. Para isso, estamos buscando parceria com produtores”. Ele falou ainda de outros projetos e parcerias que estão sendo viabilizados.
Além da diretora do Ibef, Profa. Allana do Socorro Lima da Silva, estiveram presentes às comemorações também professores e técnicos da Ufopa. A equipe do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) deu apoio durante a competição.
Dificuldades no percurso — “Impossível”, afirmou o Prof. Luiz Laurindo (Iced) sobre continuar pedalando. Ele concedeu a entrevista durante uma de suas paradas para retirar com a mão, sem sucesso, o barro preso nos pneus. Ele teve de carregar a sua bicicleta várias vezes ao longo do percurso e foi resgatado na altura dos 10 km porque a sua bicicleta travou.
“A minha bike atola, eu paro e retiro a lama, mas logo ela atola de novo. Mas está divertido”, concluiu Sara Holanda, que várias vezes tentou ajudar outros ciclistas atolados. Ela foi uma das que não aceitou o resgate enviado pela Crono Santarém para trazer de volta os competidores que não conseguiam pedalar por causa da lama.
Com os tênis afundados no barro preso nos solados, Mariano Costa Amaral — que já participou de vários desafios de mountain bike — disse que nunca teve tanta dificuldade como neste percurso. “Já estou pensando em parar”, confessou, ao ter de carregar a bike nas costas por várias vezes.
Já era noite quando os últimos atletas que conseguiram cumprir o percurso atravessaram a linha de chegada. Os outros ciclistas — incluindo esta repórter — foram chegando aos poucos, trazidos pelos carros de resgate.
A competição foi encerrada por voltas das 20h30, com os tradicionais "parabéns" e corte do bolo, personalizado em comemoração aos 8 anos da Fazenda Experimental.
Lenne Santos — Comunicação/Ufopa
13/12/2021