Ultima atualização em 4 de Setembro de 2019 às 15:06

Contando Nossas Histórias: projeto estimula produção literária de estudantes indígenas

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/beb5ae88deddfbddd5e226f04b8e2876.jpeg
Foram produzidos sete contos a partir das viviências dos indígenas. Foto: Arquivo do projeto.

Na tarde da última terça-feira, dia 3 de setembro, 25 acadêmicos indígenas participaram da primeira oficina do projeto de extensão “Contando Nossas Histórias” da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), produzindo contos referentes às vivências e às histórias de luta e resistência indígena no ambiente universitário. A ação foi protagonizada pela discente Hortência Vasconcelos Cruz (Formação Básica Indígena), sob a orientação da professora Denize Carneiro e monitoria voluntária da discente Crislaine Tapuia.

A oficina buscou proporcionar um espaço para a produção textual oral e escrita a acadêmicos indígenas da Ufopa e de outras universidades. Inicialmente, os participantes expressaram suas experiências de forma oral e depois, em grupos, produziram sete contos, abordando a realidade indígena de forma criativa. Ao final, houve o momento de socialização dos contos de cada grupo.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/311a5243da8bbb471b990a7a4a0a6620.jpeg
Participantes gostaram da experiência e solicitaram mais oficinas dessa natureza. Foto: Arquivo do projeto.

A professora Denize Carneiro conta que os participantes solicitaram a realização de mais oficinas desta natureza: “Eles consideraram um momento rico de trocas de conhecimentos, vivências e de produção textual”.

A aluna Rosana Munduruku destacou que o momento permitiu a troca de experiências entre indígenas de grupos distintos. “Para mim foi muito importante para conhecer as histórias dos parentes indígenas do Baixo Tapajós, pois antes de eu vir para a Ufopa eu achava que não existiam outros indígenas nessa região. Esse tipo de ação nos aproxima”, afirmou.

A ação integra o projeto “Balaio de Culturas: histórias, memórias, saberes e fazeres”, coordenado pelas professoras Denize Carneiro e Paula Colares, que tem o objetivo de promover o fortalecimento das culturas dos povos indígenas da Amazônia Central, por meio da realização de ações que contribuam para a documentação e a difusão das suas histórias e memórias e da valorização dos seus saberes e fazeres.

Comunicação/Ufopa, com informações do projeto

4/9/2019