Ultima atualização em 11 de Outubro de 2022 às 17:00

Cursos da Ufopa são apresentados a professores do SOME

A equipe da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) apresentou os cursos da instituição a cerca de 100 professores da rede estadual que integram o Sistema Modular de Ensino (SOME). O encontro ocorreu nesta terça-feira, 12 de outubro, no período de 8h as 12h, no auditório da Unidade Rondon. Antes das apresentações foi exibido um vídeo institucional apresentando a Ufopa e a Proen produzido pela AD Produções.

A vice-reitora da Ufopa, Profa. Dra. Solange Ximenes, esteve na mesa de abertura e ressaltou em sua fala a importância da universidade pública e gratuita para os estudantes, e lembrou também da qualidade dos cursos ofertados e da qualificação do corpo docente da universidade, composto atualmente por 516 professores.

A pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen), Prof. Dra. Honorly Kátia, fez uma apresentação detalhada da estrutura da Ufopa e dos cursos de graduação ofertados na sede e nos campi fora da sede. Atualmente, a instituição mantém 44 cursos de graduação e oito cursos de pós-graduação, em Santarém e nos seis campi fora de sede: Alenquer, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Itaituba. No total, são 5.872 alunos regularmente matriculados.

Os professores do SOME ficaram sabendo também que a universidade oferta cursos de graduação em parceria com o Governo Federal por meio do Parfor e com o Governo Estadual por meio do Programa Forma Pará. Neste último, são ofertados atualmente cinco cursos de graduação em diversos municípios, mas a expectativa é de que, em 2023, estejam em funcionamento 14 cursos de graduação nessa modalidade de parceria.

Honorly Kátia informou ainda que a Ufopa está em processo de credenciamento para que possa ofertar cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância (Ead).

Integrantes da equipe da Proen também estiveram presentes ao evento. A diretora de Ensino, Jéssica de Oliveira Lopes, apresentou aos professores detalhes sobre os processos seletivos. Ela falou sobre o sistema de ingresso por meio do Processo Seletivo Regular (PSR) e dos processos de ingresso por cotas sociais: os processos seletivos indígena e quilombola, que são ofertados pela universidade.

“A Ufopa reserva vagas para o sistema de ingresso por cotas sociais (Lei nº. 12.711): são ofertadas no mínimo 50% (cinquenta por cento) das vagas dos cursos ofertadas no processo seletivo, por curso/cidade, exclusivamente a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, desde que não tenham frequentado o ensino médio em escola privada”, informou durante a sua apresentação.

Ednalva Sousa de Lima, servidora da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), apresentou a pró-reitoria aos professores e também detalhou os benefícios ofertados pela Ufopa por meio da Política Nacional de Assistência Estudantil. Mensalmente, a Ufopa oferta 1.789 auxílios aos estudantes matriculados.

A iniciativa de apresentar aos professores do SOME os cursos de graduação da Ufopa faz parte das ações do V Salão de Orientação Profissional (VSOP), cujo objetivo é “apresentar aos alunos e egressos do ensino médio os cursos de graduação ofertados pela Ufopa”. O VSOP será realizado no dia 1º de dezembro de 2022 na Unidade Tapajós. Cada professor recebeu um kit contendo blocos de anotações e folders informativos sobre os cursos ofertados pela universidade para entregar aos seus alunos.

Estiveram presentes ao evento e compuseram a mesa de abertura, além da vice-reitora, Solange Ximenes: a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen), Hornorly Kátia; o pró-reitor, em exercício, da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Roberto Paiva; Marluce de Pinho, coordenadora do SOME, e que na ocasião estava representando o diretor da 5ª URE; Marcos Gentil (URE); Adenilson Borari; o pedagogo Poró Borari, que é coordenador do Sistema Modular de Ensino Indígena; Ednalva Sousa de Lima, da equipe da Proges.

Comunicação Ufopa

11/10/2022

Auditório da Unidade Rondon lotado de professores do SOME, 11/10/2022. Foto: Lenne Santos.