Ultima atualização em 23 de Agosto de 2019 às 16:15

Data Center recebe atualização e amplia capacidade de serviços

Segunda-feira, 5 de agosto: um dia importante para as comunicações da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Nesta data, o reitor Hugo Alex Diniz e a equipe do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação (Ctic) apresentaram a nova atualização do Data Center. A cerimônia contou com a presença do deputado federal Nilson Pinto (PSDB-PA), autor da emenda parlamentar que destinou recursos para a compra do equipamento. Para marcar a cerimônia, Hugo Diniz enviou aos servidores, em tempo real, comunicado já utilizando as novas funcionalidades do sistema.

Da cerimônia de apresentação da atualização tecnológica do Data Center, que correu na sala de reunião dos Conselhos Superiores e foi presidida pelo reitor, participaram pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e administrativas e servidores (técnicos e professores).

O diretor do CTIC, Wellington Gabler, explicou os benefícios da atualização pela qual passou o sistema. “Já estamos em funcionamento desde janeiro deste ano com o sistema, que é hiperconvergente. Os novos nobreaks são redundantes; isso significa que, se uma unidade falhar, as outras continuam em atividade”. Ele ressaltou ainda que foi possível realizar atualizações nos sistemas acadêmicos e administrativos, otimizar o fluxo de comunicação por meio de e-mails e ainda ampliar a capacidade de implantação dos processos eletrônicos.

E foi a servidora Claudomira Oliveira quem apresentou um panorama da atual situação de implantação dos processos eletrônicos, determinada por força de lei desde 2015. “Cada processo é diferenciado, possui um fluxo específico e precisa ser implantado também de forma específica. Ou seja, é um de cada vez”. Alertou para os benefícios dessa informatização, citando que em um ano foi impresso um milhão de cópias em processos na Ufopa. “Os processos eletrônicos vão trazer praticidade, agilidade e principalmente economia de papel e benefícios para a natureza”.

O diretor do Sistema de Bibliotecas (SIBI) – formado por oito unidades, duas na sede e mais seis fora da sede –, Mayco Chaves, também apresentou os novos serviços que vão ser agregados ao sistema, a partir desta atualização. “Estamos criando o Repositório Institucional, que vai se chamar Poraquê – uma referência ao peixe-elétrico da Amazônia – e a biblioteca de teses e dissertações”. Ele explicou que o RIUfopa será um espaço para armazenar, preservar e dar acesso e visibilidade à produção científica produzida no âmbito da universidade.

O Data Center da Ufopa é um centro de processamento de dados no qual estão concentrados os sistemas computacionais, e foi implantado logo após o início das atividades da universidade, em 2011. Esta é a primeira vez que o sistema recebe atualização.

Confira aqui mais informações sobre o Data Center.

Comunicação Ufopa

6/8/2019