Ultima atualização em 6 de Outubro de 2022 às 10:49
Nesta quinta-feira, 6, às 14h, no auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon, o Grupo de Estudos em Ecologia Histórica e Política das Bacias dos Rios Trombetas, Tapajós e Xingu irá exibir o filme documentário "Remedio México", do cineasta Cucho Ramírez.
Na ocasião, haverá debate com a presença do coprodutor do documentário, Néstor Jiménez Diaz, e da coordenadora da Associação de Mulheres Munduruku Wakoborun, Maria Leusa Munduruku.
Sinopse:
REMEDIO MÉXICO
Direção: Cucho Ramírez Sagredo
1:04:32
Os povos originários do México resistem e se revoltam contra a expropriação dos seus recursos naturais e a violência às suas formas de vida.
O Congresso Nacional Indígena (CNI) é a voz desses povos. Surgido a partir do levante do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) e seu diálogo com a sociedade civil, o CNI se organizou para exigir e defender os direitos e as culturas indígenas.
Denunciante da corrupção política, historicamente, se recusou a participar no sistema eleitoral. Depois de vinte anos de vida, com muitos maus-tratos e expropriações, o CNI acredita que é urgente incorporar as suas reivindicações à agenda do país, e faz uma mudança de estratégia. Em comunidades e cidades por todo o México é discutida uma proposta surpreendente. Os povos iniciam um caminho firme em direção à unidade.
Comunicação/Ufopa
04/10/2022