Ultima atualização em 10 de Maio de 2022 às 12:13
Uma parceria entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o Instituto Sebastião Tapajós (IST) possibilitou articulação junto à Universidade Federal do Pará (UFPA) para a realização de um trabalho de catalogação do acervo do IST.
Nos dias 6, 7 e 8 de maio de 2022, uma equipe de museólogos e restauradores do Grupo de Pesquisa Memórias e Acervos na Amazônia, da UFPA, realizaram um trabalho inicial de catalogação do acervo artístico, musical e fotográfico do IST, que abriga e reúne todo o material produzido durante a carreira do violonista e compositor Sebastião Pena Marcião, conhecido mundialmente como Sebastião Tapajós.
A equipe também realizou a identificação, organização e restauração de itens diversos, como fotografias pessoais com artistas renomados da música mundial, jornais em língua inglesa, francesa e alemã com reportagens sobre Sebastião Tapajós, cartazes de shows em diferentes países, quadros de artistas plásticos de todo o país, CDs e LPs autorais, entre outros documentos.
Na manhã do dia 6 de maio, o diretor de Extensão e o diretor de Cultura e Comunidade da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Ufopa, professores Roberto Paiva e Alan Ribeiro, respectivamente, visitaram o trabalho da equipe de museólogos na casa de Sebastião Tapajós, localizada na região da praia do Pajuçara. Foram recebidos pela presidente do instituto, Cristina Caetano; pela esposa de Sebastião Tapajós, Tanya Maria Marcião; e por Jackson Matos, integrante fundador do Instituto.
A presidente falou sobre as ações do instituto, que envolvem projetos de educação musical para jovens de baixa renda, um concurso nacional de violão, que será realizado em novembro de 2022, e sobre a digitalização e compartilhamento do acervo musical de Sebastião Tapajós em plataformas (streaming) de execução digital de músicas, dando destaque para a própria construção do Museu do Instituto, que pretende reunir o acervo.
Comunicação/Ufopa
10/05/2022