Ultima atualização em 10 de Dezembro de 2018 às 17:32

Entrevista com pró-reitora Eliane Flexa (Proges)

Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges)

A Proges foi criada em abril de 2014, com o objetivo de atender às demandas dos estudantes da Ufopa. Sua estrutura administrativa compõe-se de Diretoria de Ações Afirmativas (DAA), com duas coordenações vinculadas a ela, e Diretoria de Assistência Estudantil (DAES), também com duas coordenações. Conta com 20 servidores técnico-administrativos, sendo 2 pedagogos, 3 assistentes sociais, 2 psicólogas, 1 administrador, 1 secretário executivo, 3 técnicos em assuntos educacionais, 1 nutricionista e 7 assistentes em administração. A pró-reitora de Gestão Estudantil é a Profa. Dra. Eliane Cristina Flexa Duarte.

Entre suas principais atribuições estão o planejamento e implementação do sistema de concessão de auxílios estudantis; o gerenciamento, na Ufopa, do Programa Bolsa Permanência (PBP/MEC); acompanhamento e participação nos processos seletivos especiais; planejamento, organização e participação nos eventos acadêmicos; trabalhos em parceria com a Funai, MPF e representantes indígenas e quilombolas; atendimento psicopedagógico; planejamento, organização e execução para a participação dos estudantes em atividades esportivas em níveis nacional e local.

1) Qual o papel da sua pró-reitoria no âmbito da gestão da Ufopa?

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) desenvolve ações institucionais direcionadas a incentivar, apoiar, orientar e acompanhar, de forma articulada, o estudante, em suas múltiplas demandas, no decorrer de sua trajetória estudantil, através de ações afirmativas de permanência nas áreas social, psicológica, pedagógica, de saúde, de esporte e de lazer, em vista do bom desempenho acadêmico.

2) Alguma mudança será implantada na sua gestão à frente da Proges?

Pretendemos: a ampliação da política de ações afirmativas, garantindo não somente o acesso, mas principalmente a integração acadêmica dos estudantes atendidos por estas ações, com o compromisso de combater todo tipo de preconceito, racismo ou discriminação, além de criar um comitê ou órgão similar responsável por acompanhar e propor formas de utilização dos recursos e ampliação das oportunidades acadêmicas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes); o acompanhamento e avaliação dos processos de todos os alunos com dificuldade de aprendizagem, principalmente aqueles oriundos dos processos seletivos especiais; propor ações no âmbito dos direitos humanos, cidadania e respeito às diferenças, no que se refere à responsabilidade social da instituição, e acompanhar os trabalhos da Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Social, de acordo com a Resolução nº 200 de 8 de junho de 2017; implementar ações para que a instituição possa aumentar o quantitativo de alunos concluintes nos cursos de graduação oriundos dos processos seletivos especiais; atuar na implementação da integração dos sistemas SIG de acordo com as demandas da Assistência Estudantil.

3) Mais algum projeto?

É sabido que o esporte é tão importante, para o equilíbrio do condicionamento físico e mental, quanto uma alimentação saudável, pois as atividades físicas ajudam a melhorar as atividades cerebrais em vários aspectos, como raciocínio lógico e memorização. Na perspectiva de proporcionar à comunidade acadêmica, em especial ao corpo discente da Universidade Federal do Oeste do Pará, condições para que as práticas esportivas e de lazer, aliadas à outras ações, contribuam para uma melhor qualidade de vida e alcance de uma formação acadêmica mais ampla, a Coordenação de Esporte e Lazer intensificará, a partir de 2018, a execução dos projetos “Ufopa em Movimento” e “Universidade Saudável”, atuando em trabalho conjunto com outras unidades administrativas e acadêmicas. As atividades desses projetos incluem, além das programações esportivas “Jogos dos Calouros” e “Jogos Internos da UFOPA”, participação em competições universitárias (estaduais, regionais e nacionais) e oficinas diversas, a reativação do Projeto musical “O Palco Meu”, palestras temáticas voltadas para a saúde física e mental, e o acompanhamento nutricional.

4) Qual o patamar que pretendem alcançar?

Nesse contexto, a Proges vislumbra alcançar um número maior de discentes de uma forma mais completa, cumprindo o estabelecido nas metas das ações e objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no que tange à taxa de sucesso de graduação.

Serviço: Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges)

Pró-reitora: Profa. Dra. Eliane Flexa

proges.gabinete@ufopa.edu.br

Avenida Mendonça Furtado, 2946 – Bairro Fátima, Santarém, PA